1 – Amarante regressa a 2001. Ferreira Torres volta ao seu passado de sempre, sem perceber que caminha de novo para um beco sem saida. Mas felizmente isso agora é um problema para os marcoenses resolverem. Os amarantinos já fizeram a sua parte na luta contra o populismo.
2 – Amarante volta ao confronto entre PS e PSD. Será curioso ver o comportamento do PS face ao PSD nos tempos mais próximos, bem como o comportamento daqui para a frente dos vereadores eleitos em 2005 nas listas de Ferreira Torres. Será curioso ver como vai agora o PSD fazer oposição.
3 - A saida de cena de Ferreira Torres é mais complexa do que parece. Se por um lado deixa o caminho mais aberto para o PSD, por outro vai pôr à prova toda a estratégia do partido para as eleições de 2009. E, talvez mais decisivo, vem também colocar novos desafios ao PS.
4 – O PSD deve pensar em alguns problemas que tem para resolver. O partido tem apresentado ao longo das últimas eleições uma crescente dificuldade em obter apoio no eleitorado mais urbano. Por outro lado, tem também um grande desafio na zona de Vila Meã, onde subir a votação é imprescindível para conseguir vencer as eleições.
5 – Importante será perceber como mobilizar parte do eleitorado que em 2005 votou Ferreira Torres. Muitas dessas pessoas nunca se tinham sentido motivadas para votar em eleições anteriores. Pode ser uma previsão errada, mas será mais difícil levar as pessoas a votar em 2009, existindo o risco de as próximas eleições serem menos participadas que as de 2005. E o eleitorado tradicional do PS é historicamente mais mobilizado.
6 – Do lado socialista, Armindo Abreu vai ter dificuldades em fazer vingar a idéia de que ainda não chegou a hora da mudança. Em 2005 apelou ao voto útil por causa da candidatura de Ferreira Torres. E agora o que vai fazer? Atirar as culpas das insuficiências da sua gestão para as atitudes da oposição ao longo deste mandato, tentando colar o PSD ao Movimento Amar Amarante e procurar que as pessoas se esqueçam de 20 anos de governação do PS.
7 – Armindo Abreu terá que conseguir convencer os eleitores de que se candidata a um mandato para levar até ao fim. Nesse aspecto, assume muita importância a equipa a apresentar pelo PS, facto que o PSD pode aproveitar para pôr em causa a capacidade do PS em renovar a sua equipa.
8 – No meio de tudo, a política nacional tem também uma palavra a dizer em Amarante. Como será que estará José Sócrates em 2009, no que respeita à sua popularidade?
"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 26 Junho 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário