1 – Robert Murat, inglês implicado no caso Maddie, vai receber uma indemnização de vários jornais ingleses, de valor superior a 500.000 euros. Os jornais britânicos assumem ter pulicado noticias falsas e sem qualquer fundamento.
2 – É preocupante que haja jornais a publicar deliberadamente noticias falsas, apenas com o objectivo de aumentar as vendas e consequentemente, os lucros. O jornalismo deve ser diferente, deve ter preocupação com o rigor e a verdade.
3 - Sem querer pôr em causa a qualidade do jornalismo que se pratica em Portugal, é notória a inclinação da imprensa em termos ideológicos, sendo que todos sabemos se este ou aquele jornal é mais de esquerda ou mais de direita.
4 – Se este facto já é suficiente para ficarmos preocupados, pior se torna quando chegam ao nosso conhecimento situações em que se procuram esconder acontecimentos. Uma coisa é um determinado jornalista publicar a sua opinião dos acontecimentos. Outra coisa, muito condenável, é fazer de conta que as coisas não aconteceram.
5 – Em Amarante, o Presidente de Câmara ameaçou um Vereador da Oposição com um furador de papel. Um jornalista presente na sala afirma não ter visto o incidente, justificando assim o facto de não o ter relatado. No entanto, mesmo assim o incidente chegou ao conhecimento da opinião pública, através de orgãos de comunicação social com impacto nacional.
6 – Sem querer julgar ninguém, é caricato que uma ameça fisica tenha passado despercebida a um jornalista que se encontrava na mesma sala em que se realizava a reunião.
7 – Mesmo porque o acontecimento em si é relevante em termos políticos. Nas últimas eleições disputadas em Amarante muito se falou nos famosos pontapés de Ferreira Torres, ligando o carácter e temperamento de um candidato com a sua capacidade para ser Presidente de Câmara.
8 – Assim, o jornalista presente na sala no momento em que Armindo Abreu ameaçou fisicamente um vereador, prestou um mau serviço aos amarantinos. Independentemente da razão desse mau serviço ter sido a omissão ou a incompetência.
"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 24 Julho 2008
1 comentário:
Bom dia,
já há muito que não escreve comentários e confesso que sobre este tema não tenho muito a dizer.
Todos sabemos que não devemos confiar a 100% nas notícias (infelizmente), não deveria de todo ser assim, deveriam ter uma atitude imparcial independentemente da posição que defendem..... mas... isso não acredito que um dia seja possível!
Beijos
Sónia
Enviar um comentário