terça-feira, novembro 17, 2009

Resultado Final

1O resultado das eleições autárquicas em Amarante ficou verdadeiramente completo no passado dia 30 de Outubro, quando se procedeu à instalação da nova Assembleia Municipal, tendo o Dr. Pedro Cunha, em representação do PSD, assumido a presidência daquele órgão.

2 Com o PS em maioria na Câmara Municipal e o PSD na liderança da Assembleia Municipal, Amarante conhece um equilibro de forças que não se verificava há vários anos. Mais do que um simples resultado eleitoral, o dia 11 de Outubro deu aos dois principais partidos amarantinos uma responsabilidade acrescida, porque desta vez não foi apenas um partido a ganhar.

3É certo que o PS foi o principal vencedor. No entanto, o resultado do PSD para a Câmara Municipal não envergonha o partido, apesar de não ser o desejado. Por outro lado, fruto da bipolarização registada e do facto de ter ganho a maioria das juntas de freguesia, o PSD controla a Assembleia Municipal. O dia 11 de Outubro criou assim um novo equilíbrio na política amarantina, que será curioso acompanhar de perto.

4Será curioso verificar como vai o PS lidar com a situação, no último mandato de Armindo Abreu e numa fase de mudanças significativas nos socialistas de Amarante, ligadas a um processo natural, mas sempre polémico, de escolha do próximo líder. Será curioso verificar como vai o PSD lidar com a vantagem que possui na Assembleia Municipal e que lhe poderá permitir ter uma voz activa e determinante em Amarante, como nunca teve ao longo dos últimos anos.

5Independentemente das consequências práticas, os números finais da votação de 11 de Outubro não deixam de ser curiosos. A bipolarização foi quase total. Se à direita era normal que assim fosse, porque o CDS há muito que deixou de ser visível em Amarante, à esquerda foi mais surpreendente a concentração de votos no PS, resultado de um inesperado apagamento do BE, que alcançou um resultado decepcionante.

6Por outro lado, o PSD, apesar de ter alcançado um resultado de registo em termos de número de votos, não conseguiu chegar perto dos cerca de 19.000 votos que Luis Ramos e Ferreira Torres somaram em 2005. Do outro lado, depois de em 2005 ter aumentado o número de votos face a 2001, em 2009 o PS aumentou o número de votos face a 2005, faltando saber se este aumento se deve a Armindo Abreu ou ao próprio Partido Socialista.

7 – Neste enquadramento, o novo equilíbrio de forças entre Câmara Municipal e Assembleia Municipal assume ainda mais importância, porque obriga ambos os partidos a estarem constantemente em alerta e com os seus eleitos e militantes mobilizados. O caminho até 2013 é muito longo, mas independentemente dos protagonistas nessa altura, os dados começam a ser lançados desde já. Há um novo resultado final a caminho.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 5 Novembro 2009

Sem comentários: