sexta-feira, março 20, 2009

Realidade Ou Ficção?

1A cada dia sucedem-se noticias de despedimentos, de queda de lucros nas empresas e de perspectivas desanimadoras para 2009. Os resultados das empresas do sector financeiro também não são animadores, pelo menos à primeira vista.

2Os resultados dos bancos que operam em Portugal exemplificam a queda acentuada nos lucros, na sequência da crise financeira por demais conhecida. Mas se olharmos com mais detalhe os números que tem sido apresentados, verifica-se que a principal razão para a queda dos lucros está nas operações financeiras.

3 - Isto é, os bancos viram os lucros diminuir em 2008 em resultado de operações no mercado de acções, de obrigações ou derivados e não por causa de problemas com os empréstimos dos seus clientes. A parte operacional dos bancos, aquela que todos conhecemos, não sofreu queda de lucros. Antes pelo contrário.

4Os bancos com pouca exposição ao mercado da banca de investimento conseguiram subir os lucros, mesmo apesar da crise. Os outros, aqueles que para além da banca tradicional possuem forte exposição ao mercado financeiro propriamente dito, pagaram cara a factura. No fundo, sofrem com o próprio veneno.

5 No entanto, por contraditório que possa parecer, a cura também virá do próprio veneno. Tome-se como exemplo o seguinte: a nível mundial, o Banco Santander apresentou aproximadamente 9.000 milhões de euros de lucro no ano de 2008. Como prémio aos seus accionistas pelo lucro alcançado, vai distribuir um dividendo de 0.65 euros por accção.

6Hoje, uma acção do Banco Santander vale aproximadamente 6 euros. Quem comprar 1000 acções gasta 6.000 euros. Com a distribuição de dividendos, irá receber 650 euros, independentemente da possível valorização das acções em bolsa. Trata-se de uma remuneração anual superior a 10% sobre o capital investido.

7É por causa desta atractividade do investimento que os mercados financeiros captam dinheiro. É claro que os mercados podem cair ainda mais, mas nesta fase há pessoas a aproveitar o pânico instalado para entrar em bolsa quando as cotações estão baixas, na esperança de grandes ganhos entre final de 2009 e inicio de 2010.

8 - Os mesmos bancos que agoram acumulam prejuizos poderão fechar 2009 com resultados acima do esperado. E ao contrário de 2008, os ganhos no mercado financeiro poderão compensar a diminuição de lucros na parte operacional. A crise veio pelo lado do mercado financeiro mas a solução também virá pelo mesmo sitio.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 12 Fevereiro 2009

Sem comentários: