sexta-feira, março 20, 2009

Estratégia Para Quê?

1Ter as idéias no lugar é sempre importante. Quando existe um projecto para a criação de uma empresa, temos que pensar no produto a oferecer, analisar o mercado, analisar os recursos próprios da empresa como os recursos humanos e financeiros, ter um plano de marketing e comunicação, bem como planos de produção, investimento e financiamento.

2É ainda preciso um estudo económico que projecte a empresa a alguns anos de distância, preferencialmente entre 3 e 5 anos. Na posse de todos estes elementos poderemos afirmar que temos uma estratégia para o nosso negócio. Mas o que significa estratégia?

3 - Ter uma estratégia é saber exactamente o que queremos fazer, saber a razão porque o queremos fazer, saber que meios temos à nossa disposição, conhecer os nossos pontos fortes e fracos e conseguir transmitir aos outros de forma clara o que queremos para o futuro.

4Tal como na vida empresarial, também na política é fundamental ter estratégia. Pensando em Amarante, numa altura em que o Governo, para combater a crise económica, anuncia medidas de reforço do investimento na educação, não seria boa uma estratégia virada para ter escolas de excelência em todo o concelho?

5Ou quando o Governo fala em mais investimento em energias sustentáveis, será que não percebemos em Amarante que a aposta no ambiente faz parte do futuro? Numa terra que tão mal tem cuidado do seu turismo, não poderá ser o turismo ambiental uma área a explorar?

6Os investimentos anunciados em educação e energias sustentáveis representam oportunidades. Mas só é possível aproveitar essas oportunidades se na nossa estratégia as idéias estiverem claras. Será que querer construir um centro escolar num velho edificio fabril, como a Câmara de Amarante quer fazer em Mancelos, é exemplo de uma aposta de qualidade na educação? Será que sem inciativas de carácter cultural mais mobilizadoras, sem uma aposta no turismo ambiental e sem publicidade capaz, é possível a Amarante valorizar o seu turismo? Provavelmente, a resposta para as perguntas anteriores é não.

7Quando em 2005 ouvimos o PS falar na agricultura como forma de desenvolvimento de Amarante, não percebemos. Hoje, em 2009, continuamos a não perceber. Até podia ser uma estratégia, mas o tempo tem vindo a provar que estava errada, porque a agricultura é importante, mas por muito que nos custe, isolada nunca poderá ser um factor determinante no nosso desenvolvimento. São precisas novas estratégias. Esta é altura para as discutir. É altura de deixar de andar á deriva, de maneira que se perceba o que queremos que seja Amarante daqui a alguns anos.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 29 Janeiro 2009

Sem comentários: