domingo, junho 22, 2008

O Segundo Mundo

1Um dia tive um professor a quem ouvi dizer que “Quando o comunismo acabar vai ser uma chatice”! Durante esta semana alguém disse que “Para que os países do terceiro mundo vivam um bocado melhor, os paises mais desenvolvidos terão que viver um bocado pior.”

2Ambas as frases surgem a propósito de um número assustador, que revela que ao longo do ano de 2007 mais de 60% do crescimento económico mundial deveu-se a 3 países: China, India e Brasil.

3 - De facto, o desenvolvimento registado em países com sistemas políticos mais afastados da democracia tal qual a vivemos, ou nos países com mais potencial de crescimento, como o Brasil, já está a fazer com que nos países mais desenvolvidos as pessoas comecem a viver pior.

4Pagamos os nossos alimentos mais caros, pagamos os combustiveis mais caros, as taxas de juro sobem na tentativa de controlar a inflacção resultante do aumento dos preços dos bens essenciais.

5Dizer que o fim do comunismo é uma chatice é uma idéia carregada de ironia. O comunismo não acabou na China, mas para surgir a actual crise bastou os chineses terem alterado o seu modo de vida, deixando o cultivo dos campos e passando a viver cada vez mais nas cidades, tornando-se simples consumidores como cada um de nós.

6Os países emergentes, como China, India e Brasil, vão consumir cada vez mais matérias primas e bens essenciais. Os seus habitantes vão concerteza beneficiar de todo o desenvolvimento económico que se registar, mas nós vamos ter que nos ajustar a uma nova realidade, gastando mais dinheiro no que é essencial e menos no que é supérfulo. E imagine-se o que não acontecerá se o surto de desenvolvimento económico se generalizar no continente africano.

7 A JSD de Amarante tem sido feliz nos slogans que escolhe. Depois do “Atreve-te” vê-se agora com mais frequência o slogan “Há Alternativa”. Uma alternativa política tem que ser construida com bases sólidas, a partir de pequenos actos do dia-a-dia na vida de um partido que o tornem mais forte.

8Mesmo que os eleitores não saibam de tudo o que se passa no interior de um partido, acabam por se aperceber da sua credibilidade e capacidade de trabalho á medida que as campanhas eleitorais se vão desenrolando. A chave das eleições de 2009 vai estar na capacidade de união e liderança. È isso que dá corpo a uma alternativa.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 12 Junho 2008

2 comentários:

Nux@ disse...

Só para deixar um beijinho e dizer-te que estou na recta final... mais tardar dia 26...

Unknown disse...

Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.