domingo, julho 20, 2008

Bola Ao Centro

1Muito rapidamente, assim que Manuela Ferreira Leite tomou posse como Presidente do PSD, logo lhe colocaram os primeiros defeitos. No entanto, apesar dos esforços de muitos comentadores, todos os defeitos se resumem a um simples facto: Manuela Ferreira Leite é demasiado igual a José Sócrates.

2Características e orientações políticas que em José Sócrates são virtudes, a Manuela Ferreira Leite são apontadas como defeito. È um custo de popularidade, ou melhor dizendo, é um custo de marketing, que Manuela Ferreira Leite vai ter de carregar até às eleições de 2009.

3 - Por muito que a opinião possa ser polémica, José Sócrates não é um politico de esquerda. E não fossem alguns pesos pesados do PS, como Manuel Alegre, e rapidamente o PS, pela mão de Sócrates, já seria ideologicamente um partido de centro político.

4Será que caminhamos eleitoralmente por um caminho sem diferenças entre o PS e o PSD? Ou será que já estamos verdadeiramente numa fase em que as eleições se decidem, antes de mais, pela capacidade mediática do candidato e pela sua capacidade pessoal de afirmação, independentemente das ideias de fundo do seu partido?

5O grande desafio de Manuela Ferreira Leite é marcar a diferença para o PS. Se por um lado José Sócrates tem governado com políticas de direita, não deixa de ser verdade que o PSD tem inúmeras questões onde marcar a diferença, porque se há partido em Portugal próximo do centro político, esse partido é o PSD. Ao PSD cabe-lhe ser capaz de desmontar o discurso socialista, que insiste sempre em dizer que os problemas do país são culpa dos anteriores governos, táctica que já é conhecida desde os tempos de António Guterres.

6 E em termos de imagem, se Manuela Ferreira Leite nunca conseguirá ter uma presença tão forte como José Sócrates, pode ter neste aspecto das coisas do marketing uma grande vantagem: aproveitar a sua imagem simples, que não transparece grandes preocupações com o aspecto, ou com o show off das televisões, para fazer passar a sua mensagem de uma forma mais tranquila, mais sincera e mais verdadeira.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 10 Julho 2008

Sem comentários: