segunda-feira, outubro 27, 2008

Os Cartazes Do Queimado

1A rotunda do Queimado parece um painel publicitário. A novidade é o novo cartaz da JS que acusa PSD e Movimento Amar Amarante de estarem unidos na oposição, evitando o desenvolvimento de Amarante.

2A JS tem a presunção de acusar os outros por Amarante estar parada no tempo, quando a verdade, por muito que isso não se perceba ao ler o cartaz, é que tem sido o PS a governar Amarante há já 20 anos.

3 - E o exemplo do quartel da GNR é mal escolhido. Há muito que se fala no quartel. O próprio Dr. Armindo Abreu reconhece que pelo menos desde 1995 tem vindo a cuidar do assunto. De 1995 até hoje passaram 13 anos! Em 13 anos o PS não conseguiu iniciar a construção de um novo quartel da GNR em Amarante.

413 anos! Dos quais 10 anos com o PS em maioria absoluta na CMA. Grande parte deles com António Guterres no Governo. Mas nem assim a construção do quartel avançou. Será correcto culpar outros partidos pela inoperância do PS ao longo de 13 anos?

5A proposta apresentada pelo Dr. Armindo Abreu, e que foi recusada pela oposição, era irrealista. Para a construção do quartel, pretendia ceder os terrenos da antiga Adega Cooperativa, que totalizam 10.000 metros quadrados e custaram ao municipio 225.000 contos no ano de 2000.

6O PSD votou contra a proposta. Não porque esteja contra a construção do quartel ou contra a sua localização. Mas por entender que 10.000 metros de terreno era terreno demais e por entender que aquela zona de cidade tem que ser alvo de um planeamento urbanistico, que inclua o novo quartel da GNR mas também outro tipo de estruturas e equipamentos.

7Mais tarde, o Dr. Armindo Abreu surge com nova proposta em que afinal a GNR fica apenas com 5.000 metros do terreno. Pelo facto de a proposta inicial ter sido recusada, a oposição não ajudou a parar Amarante. Ajudou sim a que Amarante poupasse metade dos 225.000 contos que pagou por aquele terreno.

8Mas o Dr. Armindo Abreu continua a dar sinais de não pretender efectuar um planeamento sério para aquela zona da cidade. Primeiro, ia dar de mão beijada 10.000 metros de terreno. Afinal 5.000 metros já são suficientes. Mas continua sem saber o que fazer no restante terreno. Pior gestão de recursos e pior planeamento, é impossível. Com exemplos assim, acha a JS, ou o PS, que a oposição existe para passar cheques em branco a alguém?

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 16 Outubro 2008

Sem comentários: