quarta-feira, outubro 19, 2005

A Sombra

Muita gente perguntou porque ainda não escrevi nada a comentar os resultados de 09 de Outubro passado. Hoje vinha com intenção de o fazer, mas aqui chegado reparo que não me apetece escrever sobre política...



Apetece-me falar de sombras!


Todos sentimos sombras em muitos sitios, mesmo quando estamos em completa escuridão. Existem sombras no nosso trabalho, na escola, na política, no grupo de amigos, no café onde habitualmente vamos, nas nossas actividades diárias, na nossa vida mais pessoal...enfim, elas estão por todo o lado!

Nalguns casos, as sombras protegem-nos. Quando isso acontece devemos aproveitar a ocasião, embora sem nunca esquecer que temos de seguir o nosso próprio caminho. O nosso próprio caminho é a forma mais rápida de não precisarmos das sombras para nada. No entanto, se a sombra nos ajuda, nunca devemos esquecer a gratidão.

Existem também as sombras que nos prejudicam. Com estas devemos lidar cada um á sua maneira. Em muitos sitios há sempre alguém disposto a meter-se no caminho. Ou porque simplesmente não gosta de nós, ou porque não concorda com a forma como fazemos as coisas, ou até porque, em alguma altura, a sombra foi prejudicada por alguma coisa que fizemos (o que também acontece...).

Lembro-me ainda das sombras que abrangem tudo, mesmo quando não possuem capacidade para isso. Posso ainda referir as sombras que mais parecem "mãos invisíveis", incapazes de não interferir em tudo o que mexe.

A única coisa de que tenho certeza é que as sombras se revelam de inúmeras formas. Muitas passam completamente despercebidas mas estão sempre presentes...até nos sitios mais insuspeitos!

Revelam-se sob as mais variadas formas. São capazes da mais pequena das subtilezas. Nunca dão "ponto sem nó".

"Não confies nem na tua própria sombra"

6 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Hello!
Concordo contigo quando dizes que existem Sombras por todo o lado e que devemos seguir o nosso próprio caminho, independentemente destas existirem mas... existem também:
Sombras que nós pensamos que nos prejudicam e afinal protegem-nos;
Sombras que nós pensamos que nos protegem e afinal prejudicam-nos.
É como disseste e bem, elas estão onde menos se espera e estão sempre presentes mas, nem por isso passam despercebidas... só não podemos é seguir em frente e viver o presente com Sombras do passado. Temos de olhar o Sol de frente e deixar que as Sombras fiquem atrás das nossas costas.
« A Vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente.»
« A nossa tarefa não é consertar os erros do passado, mas sim preparar o caminho para o Futuro.»

Não confiar nas Sombras sim, mas devemos confiar na nossa... ou pelo menos tentar.
« A tua única obrigação durante toda a tua existência, é seres verdadeiro para contigo próprio.»
« Somos o Reflexo das nossas escolhas.»

Os teus pensamentos são bastante subjectivos e talvez por isso nos leve a pensar em muita coisa... ...
Desculpa qualquer coisa e... Obrigada por muita coisa...
METP

Anónimo disse...

Mais uma vez muito inspirador este pensamento.
Ora bem, antes de mais o que é uma sombra?
Vivo com uma desde que nasci e tem sido uma boa companheira... Contudo ela só aparece quando existe pelo menos um pouco de luz.
Se tiver plena escuridão ou estiver rodeado de luz ela desaparece.
Precisamos da luz e dá sombra.
Encaro a luz como a minha família, os meus amigos e todos aqueles que se me fossem tirados, representariam tirar um pedaço de mim, pois mais não sómos do que o conjunto do que os outros nos transmitem.
Apesar de tanta luz às vezes preciso da minha sombra, preciso de estar sozinho.
Relativamente ao facto de tanto a luz/sombra prejudicarem ou luz/sombra favorecerem... simplesmente acredito que preciso de ambas. Precisamos de passar por sombras para que entendámos e dêmos a devida importância à luz.
Resumindo pecisámos de ambas senão elas não existiriam.

Um abraço!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Este comentário sobre as sombras tá interessante, muita das vezes nós seguimos a nossa própria sombra mas como o dizes não o devemos fazer....abraço men.