sexta-feira, março 17, 2006

Mobilização Jovem

Tenho tentado pensar em alguma coisa para escrever que faça regressar as postagens cheias de subjectividade e onde todos procuram ler nas entrelinhas. Hesitei entre escrever sobre paciência ou alianças estratégicas de curta duração, mas, na última hora, decidi mudar de assunto.

Dentro de dias prometo que voltam as postagens cheias de "segundas intenções".

Hoje vou escrever sobre um tema actual, fruto do que tem acontecido este dias em França e Espanha.

Os jovens franceses estão na rua devido a um projecto de código de trabalho que pode vir a possibilitar o despedimento sem justa causa e sem indemenização, de qualquer jovem até aos 26 anos de idade.

Em França, a taxa de desemprego global é de 9%. A taxa de desemprego nos jovens entre os 18 e os 25 anos de idade é de 20%. O governo crê que esta medida pode diminuir estes números, fruto de uma maior flexibilidade laboral. Os jovens acreditam que não.

Não sei se a opção dos jovens franceses será entre não terem emprego ou terem um emprego mais instável. O que é um facto é que se uniram num protesto gigantesco, com alguns incidentes pelo meio. De novo a França a ter problemas com a sua juventude, depois dos recentes acontecimentos com o "nicho" de jovens de ascendência africana.

Em Espanha, as concentrações de jovens são convocadas por sms. Foram proibidas as famosas noites espanholas ao ar livre, em praças e ruas, cheias de bebidas e diversão. Obrigaram as pessoas a ir para os bares.

Acontece que os jovens não querem ir para os bares, contornaram a lei, e atingiram números impressionantes de mobilização.

Nos dois países, as motivações são muito diferentes. Podemos até discutir a importância de cada uma delas. O facto é que mexeram com a juventude, com as suas expectativas e modo de vida.

Acho bom sinal que os jovens se tenham unido e respondido de forma marcante, mobilizadora e esclarecedora. Com a inclusão de um pouco de responsabilidade e ponderação que só o tempo acabará por lhe dar, está em formação uma geração de futuro!

4 comentários:

Anónimo disse...

por vezes entendo que os jovens sentem um problema de falta de espaço.

pena que só se mobilizem nas maiores causas e deixem cair outras coisas, quase sem darem por isso.

pena que não se interessem assim muito por politica e pelas coisas da vida em sociedade. o mundo seria muito melhor.

Anónimo disse...

o que seria da sociedade se não nos manifestarmos sobre aquilo que achámos de menos correcto?

cada um de nós de certeza que já se manifestou perante um ou outro assunto que mais desagrada, se não fosse isso seríamos todos "paus mandados" e não teríamos opinião própria...

acho muito bem que os jovens franceses, espanhóis... etc defendam os seus interesses e ideais... só assim é possível ouvi-los... e talvez alterar o rumo das coisas...

sou total a favor destas manifestações, pelo menos das manifestações que tenham um fundamento válido...

Sónia

_aTucse_ disse...

Bacci =)* Be Happy

Luís Pinto disse...

Se não nos mobilizamos pelos nossos interesses mais ninguém o fará...
Abraço Simão.