domingo, abril 16, 2006

JSD Amarante

Fui eleito pela primeira vez presidente da JSD de Amarante em 28 de Novembro de 2003.

Ontem, 15 de Abril de 2006, foi eleita a nova Comissão Política Concelhia, liderada pelo Carlos Carvalho.

Até por uma questão de registo, não podia deixar passar esta data. Por um lado, por tudo o que significou para mim ter sido presidente da JSD ao longo destes anos. Por outro, pelo facto de ser agora eleito uma pessoa que muito me ajudou e que muito contribuiu para que a JSD de Amarante esteja um pouco mais forte e melhor preparada para o futuro.

Não sou dado a fazer grandes análises do passado. Chego ao final de um ciclo consciente de que fiz o melhor possível, de acordo com as minhas limitações pessoais e profissionais.

Penso que todos entendemos, em dado momento, que o nosso trabalho não é devidamente reconhecido. Confesso que também senti isso várias vezes, especialmente nos últimos meses. No entanto, também isso nos faz crescer e conhecer os que nos rodeiam. Também isso nos ajuda a tomar de forma mais consciente as nossas opções.

Como qualquer estrutura partidária, a JSD de Amarante tem vindo a passar por fases muito próprias da sua evolução. De praticamente "desaparecida do mapa", renasceu com a presidência do Ricardo Vieira. Quando, em Novembro de 2003 me tornei presidente, sabia que ainda existia um longo caminho a percorrer para que a Jota se tornasse numa estrutura mais autónoma, interventiva e capaz.

Chego ao final do mandato com a consciência de que a Jota está mais forte agora do que estava em 2003. E isso é o mais importante! Tem melhores condições para tornar a sua acção mais visivel e mobilizadora.

Importante ainda é estar confiante de que o futuro está em boas mãos! Nas mãos de um presidente de concelhia e de um grupo de militantes que sei terem espirito de iniciativa, espirito critico, vontade de intervir, força para agir!

Hoje a JSD tem condições para ajudar mais e melhor o partido. E o partido precisa de alguém atento ás necessidades de Amarante e menos concentrado nas lutas hierárquicas internas.

Precisa de alguém capaz de olhar para os confrontos de idéias e personalidades como um meio de o PSD apresentar mais e melhores soluções para Amarante. Precisa de alguém capaz de intervir nos plenários de alma e coração, dizendo claramente o que pensa em seu nome próprio e não em nome de outros. Precisa de maior responsabilização e de mais e melhor trabalho em equipa. Precisa de verdadeira lealdade, na qual se inclui a afirmação clara e simples do pensamento de cada um.

A política autárquica atravessa neste momento, em Amarante e por todo o pais, uma fase de transição.

Mas entendo a fase de transição como um momento para defenir estratégias e formas de actuação de maneira mais ponderada. Não entendo a transição como pondo em causa as pessoas que neste momento tem responsabilidades assumidas. Há muita gente que vai andar por ai, tal qual o Pedro Santana Lopes, mas todos temos alguma facilidade em adivinhar qual o futuro do enfant terrible, por isso...

A Jota de Amarante agora eleita não é, com toda a certeza, de transição! Desejo a todos as maiores felicidades e o maior sucesso. E, se me permitem um concelho muito simples, não desperdicem a vossa oportunidade!

Quem faz parte de um grupo como o vosso, unido e coeso, resistente a telefonemas e boatos, tem a grande possibilidade de deixar marca para o futuro. O fututo é vosso!

5 comentários:

Luís Pinto disse...

Amarante pode ter mais laranja do que a que mostra, de certeza e parte desse "alaranjado" pode vir dos jovens, espero que a JSD dê mais sinais de vida, mais próximo dos próprios jovens...Eu compreendo que não é fácil cativar as pessoas à primeira para os assuntos políticos, mas acho que mais fácil se tornaria se pessoas como tu mostrassem que a política é tão interventiva na vida deles e que lhes molda tanto as actividades e os espaços onde as desenvolvem e como tal merece mais atenção, porque tu sabes mover as pessoas, vê-se pela forma como te exprimes, sempre coerentemente, sempre um passo à frente da reacção que o que dizes pode causar...Muito sinceramente, a JSD pode crescer ainda mais em Amarante, mas para isso precisa de se mostrar mais um pouco...(E vamos lá facilitar as inscrições) Abraço.

Anónimo disse...

Não podia deixar de comentar...
Começo por agradecer e aceitar os elogios que me fazes. Aprendi contigo muito do que sei, foste o presidente que segui durane estes meus anos de jota. Agora reuni uma equipa, formei um grupo e parti para a liderança. Espero estar à altura de suceder a todos que me antecederam, sei que estou. E estou, porque reuni uma equipa que está disposta a tudo por uma unica razao: AMARANTE. Estou porque sei que, com o que aprendi e com o que sei, é possivel levar mais longe a cor laranja em Amarante. Não se encarem as minhs palavras como presunção, mas sim como autoconfiança, pois sou eu o primeiro a acreditar neste novo projecto.
A JSD Amarante está em crescimento exponencial e a oportunidade é de ouro. Mas é de ouro, não para nós mas sim para Amarante, pois é para a servir que aqui estamos. Vamos estar perto dos jovens. Vamos rejuvenescer Amarante. É agora e não nunca, vamos lutar por Amarante com futuro!
A ti, companheiro, um muito obrigado! E a jota continua a contar contigo.
Abraço

Anónimo disse...

grande referência aos lideres de transição! muito humor nessa fase do texto, apesar de entender que também estás a falar muito a sério.
abaixo o populismo, não é? :-)
abraço. maranus.

Anónimo disse...

ficas por ser o presidente da Jota no inicio da era do FT...lol....não fosse isso e terias tido uma passagem pela presidência quase perfeita....

Anónimo disse...

Se pensas que os teus esforços não são reconhecidos, lembra-te que quase todos os dias há um espectacular nascer do sol e que quase todos estão a dormir...


Bjinho
GC