sábado, julho 22, 2006

Anonimato

Anonimato:"qualidade do que é anónimo; sistema de escrever sem assinar."
Os blogs estão na moda. São utilizados das mais variadas maneiras, e até a moda passar, são formas de intervenção de quem os escreve. Há os mais divertidos, os mais cultos ou os mais temáticos, mas todos expressam a opinião do autor sobre os seus interesses.
Também existem clientes da blogosfera que optam pelo anonimato. Enfim, existem anónimos em todas as actividades que conhecemos.
Escrever sem assinar não é uma atitude muito correcta. Pior ainda quando se escrevem coisas potencialmente ofensivas ou quando se escrevem mentiras e imprecisões. Acontece que nos dias de hoje se torna cada vez mais certo que se repetirmos uma mentira vezes sem conta, ela acaba por se tornar verdade.
Neste ponto, chegamos a uma altura em que a idéia generalizada é a de que é boa táctica lançar boatos ou escritas anónimas para intimidar as pessoas e condicionar as suas acções.
Curioso verificar que os mais velhos, com grande dificuldade em lidar com estas coisas da internet, não tem contudo dificuldades em lidar com a escrita anónima e através dela acabam até por não ter qualquer dificuldade em escrever blogs anónimos ou comentários anónimos.
Curioso como por vezes a evolução, neste caso a evolução da comunicação, acaba por se ligar de forma quase perfeita a práticas já bastante antigas.
Ainda bem que a evolução também nos permite coisas bem melhores, como por exemplo termos acesso a uma quantidade de informação enorme de maneira que todos podemos aferir pelo nosso próprio pensamento o que realmente tem qualidade.
O anonimato é um direito que assiste a todos, a qualidade conquista-se...

8 comentários:

Anónimo disse...

permite-me exercer aqui o meu direito...loooloool!
abraço anónimo

Anónimo disse...

Grande pensamento:
o anonimato é um direito que assiste a todos, a qualidade conquista-se...
Logo à segunda-feira de manhã, apetece-me ser anónima a semana toda... estou tão cansada... fds mto exaustivos...
Beijo
Sónia

Diogo Silva disse...

Amei......

gostei.....

abraços

Nux@ disse...

lindo... como sempre, claro.
beijocas

Luís Pinto disse...

Não deixa de ser esquisito escrever sob anonimato, eu digo-o pq tb já o fiz, acaba por ser uma forma interessante de te "protegeres" de algo que digas, mas hoje em dia de que te vale o anonimato se eu estou a escrever e a publicar e estou a ser localizado?...Nada se esconde para sempre, nada se oculta com perfeição, eu que o diga, que estive perto de enfrentar um processo crime...
É mais fácil escrever sobre a realidade e "brincar" com pessoas e assuntos sérios, mas assinando por baixo...

Tem muito mais valor quem contesta e assina, do que quem se esconde por trás da crítica fácil, eu aprendi isso...

Grande texto Simão...
Abraço

A DUPLA IDEAL disse...

Muito Bom o texto.Abc

Anónimo disse...

olá! Há mt tempo q a gente n se vê, mas continuo sempre q posso a visitar o teu blog. N posso negar, "aprendo" com o q escreves! Continua... Um beijinho da sempre "admiradora" Gina.

_aTucse_ disse...

Escuta-me em: http://www.youtube.com/watch?v=9DaIwPT50cg

Bijou*









era só para deixar Beijinho e me ires visitando :p hehe