quinta-feira, junho 15, 2006

Oportunidades Perdidas

Confesso que não me sinto muito motivado para escrever hoje. No entanto, ao pensar em algumas conversas que tive durante a última semana, acabei por me sentar e tentar escrever sobre oportunidades perdidas.

O tema talvez seja mais relacionado com pessoas do que com oportunidades em si. Estas surgem a cada momento, das mais variadas maneiras e em muitos aspectos da nossa vida. Acontece que aquelas que realmente nos interessam aparecem muito poucas vezes, pelo que quando isso acontece não podemos falhar. Ou as encaramos de frente ou então elas passam.

Não podemos falhar porque, se assim for, o nosso tempo passa...o tempo não perdoa, a idade não perdoa, o julgamento do que fazemos é constante e também não perdoa...

Por isso, eu acho que calculismo em excesso é um defeito grave. Mais grave ainda quando pessoalmente não temos capacidade para perceber o tempo em que a nossa oportunidade já passou e não volta mais.

De repente, lembro-me de algumas pessoas que não são capazes de perceber que o tempo não volta para trás. Lembro-me de pessoas que foram calculistas demais sempre que a sua oportunidade surgiu. Lembro-me de pessoas que procuram manter-se constantemente como "reserva de luxo". Lembro-me de algumas pessoas que em determinada altura até procuraram agarrar a sua oportunidade, mas para as quais o destino foi cruel, talvez como castigo pelo excessivo calculismo que sempre demonstraram.

Muitas vezes agarramos oportunidades na altura errada. Se assim acontecer, o que há a fazer é dar o nosso melhor e pensar numa forma de dar a volta por cima. Mas só conseguem dar a volta por cima os que não sofrem de medo, indecisões ou calculismo.

Agarrem a vossa oportunidade! Sejam decididos. Sejam claros nas intenções. Sejam dedicados no esforço. E já agora, não terá a vossa oportunidade ficado para trás há muito tempo?

10 comentários:

Anónimo disse...

continuas na linha de escrever coisas cheias de segundo sentido.
nao percebi se falas da vida pessoal, profissional, politica...sei lá...
mas é verdade que muitas oportunidades não são aproveitadas...muitas vezes pelo excesso de calculismo (a parte que mais gosto no texto) já que as pessoas ficam sempre a aguardar uma oportunidade mais "oportunidade"...

_aTucse_ disse...

Bem Simão...

Ao ler este belissimo "desabafo", chamo-lhe desabafo porque acho que é assim que funcionam um pouco as coisas aqui no blog... mas cada um dá a interpretação que acha mais adequada =]...

As opurtunidades, são para serem aproveitadas no momento em que elas surgem... pensar se vai correr bem ou mal?! não nos adianta, porque se não as vivermos nunca saberemos se elas teriam corrido bem ou mal...

Bem, quanto Às pessoas que Às vezes perdemos a opurtunidade de estar com elas, ou então as opurtunidades são mesmo poucas, hoje em dia existem meios de comunicação que são fáceis de chegar até eles, ou seja, as pessoas de quem gostas podes ir matando as saudades...!! e tb há aquela coisa de ter carta de condução e a liberdade que quiseres para ires ter com quem tu quiseres à hora que quiseres =]

Bem, Simão, agora confundi-me e não sei se falei no que realmente deveria ter falado, mas Às vezes também é preciso disto... de ir falando =]

Já não sei o que digo =]

Beijinhooo ***

Carlos Carvalho disse...

Este Post está muito interessante :) O calculismo é um tema que dá que falar, principalmente quando se conhecem muitos casos de calculismo... eheh...mas não me parece que seja pelo calculismo que se agarram as oportunidades, muito pelo contrário...

Companheiro...também me parece que este Post te vai custar "pancada"...lol

Anónimo disse...

oi, mesmo em Dublin eu respondo-te (ja agora isto e o maximo.... mta cerveja... mta animacao... mtos bares)
acredito que sim, as oportunidades surgem uma vez, talvez mais, pelo menos quero acreditar que sim, pq a vida e baseada naquilo que acreditas... e a partir do momento que deixas de acreditar, deixas de viver...
Acabou de me acontecer uma coisa curiosa que tem precisamente a ver com o teu tema, estava eu e o jorge na praca central de dublin, com os bares todos, e aproximou-se um casal e perguntou de onde eramos..... desenrolou-se uma conversa... e pronto mta cerveja, e mtos bares em conjunto. Ela espanhola e ele irlandes, foi fabuloso, levaram-nos aos bares mais cools... sao as tais oportunidades, nao deixar escapar e acima de tudo ser open-mind... ser aberto a conhecer novas culturas e novas pessoas...
beijinhos e vou dormir que ja bebi mta guiness :))))
sonia

Anónimo disse...

Aro!!

Todos nós temos as nossas oportunidades...agarrá-las? Sim, concordo, independentemente se vai dar certo ou errado... com os erros é que aprendemos. Mas sentimo-nos confusos, mesmo quando elas surgem, se devemos ou não agarrá-la...
Quase de certeza que, uma ou outra oportunidade nós deixamos escapar... mas podemos sempre criá-las.

"Um Homem de bom senso, saberá criar melhores oportunidades, do que aquelas que se lhe deparam."

Será que a minha oportunidade já passou??
Talvez, mas tenho a certeza que outras irão surgir...

O tema é bastante interessante e muito subjectivo... fica muito por dizer...

Quem sabe, um dia destes, teremos a oportunidade de o continuar!!!...

Continua a escrever...
Beijocas

Anónimo disse...

Oh meu! Tu não és nada vaidoso, pá! És um puto esperto e com futuro.
Curto o teu culto da personalidade tipo Estaline ou Mao Tsé Tung!
Nunca vi rapaz tão novo na política com tanto amor prório. Acho muito bem. Gostas muito de ti, não é meu?
à procura da tua oportunidade, hem meu?!
É assim mesmo, a política hoje está mesmo para os "maduros" como tu!
Ideologias, bha....
Política a sério, principios....bha...Agarra a tua oportunidade. O eu no centro de tudo. É o personalismo não é meu....
Bha..

Anónimo disse...

Estes comments...humm...cheira-me que alguem ficou com uma certa azia... Penso que em qualquer farmácia há bons medicamentos para isso.

Pena não haver para outras "doenças"........

Anónimo disse...

Olá! Já há algum tempo que não comentava no teu Blog.
Apesar de já teres escrito isto há praticamente um mês, penso que não é tarde para o comentar... :-)
Já alguém dizia: "Há 3 coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida." e acrescento com as palavras de alguém que: "Só existem 2 dias no ano em que nada pode ser feito: o ontem e o amanhã. Portanto, hoje é o dia certo para Amar, Acreditar, Fazer e Viver!"
Acredito em oportunidades e acredito no destino. Nada nós cai de mão beijada e por vezes nós fazemos o nosso destino, dia após dia.
Penso que a hora certa chega e nós apercebem-nos dela, quando temos dúvidas é porque ela não chegou. Se nos enganar-mos, paciência! Mais oportunidades surgirão!
Desta forma quero dizer que não perdemos oportunidades. Afinal: "Quando se fecha uma porta, abre-se uma janela!"
Um abraço e fica bem!

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. cost ultrasonic liposuction Blonde bride http://www.internet-advertising-company.info Woman body builder hardcore liposuction albuquerque nm Acuvue+colored+contact+lenses liposuction hurt Code names for valium Tumescent liposuction in san dimas celexa generic lexapro business cards - linen Roll+up+hot+tub+cover

Anónimo disse...

best regards, nice info breast augmentation winter park valium on line h26r custom cabinets Iran soccer team