sexta-feira, março 30, 2007

Perdoar?

Há alturas em que não nos apetece falar, nem escrever, nem nada.

E até muito menos escrever em sítios como este, onde as palavras ficarão, em principio, registadas por muito e muito tempo. E há coisas que só queremos mesmo esquecer. Mas por outro lado, por muito que nos custe, as coisas que nos magoam também nos servem de lição para o futuro.

Perdoar e acreditar podem significar mais ou menos coisas semelhantes. Acreditamos na verdade nua e crua que nos contam? Perdoamos o mal que já está feito porque acreditamos na pessoa que nos deixou magoados?

Não é fácil escolher qual o caminho a seguir. Não será melhor não acreditar e também não perdoar? Isso seria o ideal, simplesmente iríamos varrer da memória todas as boas recordações que lá temos e que nos fazem ter frio quando alguém acaba de trair tudo de bom que se tinha conquistado.

Em tempos alguém escreveu que “o caminho não existe, o caminho faz-se caminhando…”, caminhando ora para a frente, ora para trás. De um lado existem pessoas com expectativas de vida mais estáveis, que sabem o que querem, que são fiéis e leais para com os amigos e as pessoas que gostam. Do outro, estão pessoas que talvez não saibam mesmo o que querem, que andam errando pela vida fora, que nunca estão satisfeitas com o que possuem em cada momento, que erram, que se arrependem, mas que voltam a errar… e ainda pior, erram com atitudes em que ficam claramente a perder com a troca…

Quando somos magoados acabamos por no meio das palavras que se trocam, magoar os outros também. E depois, acabamos por nos arrepender. Uma pessoa magoada, como que numa atitude de autodefesa, acaba por magoar os outros. De facto é muito difícil controlar as emoções, decidir o que é melhor fazer no momento complicado em que a confiança sofreu um abalo enorme.

Talvez perdoar seja o melhor caminho. O mais difícil, mas o melhor. Porque se todos erramos, perdoar é a melhor forma de reconhecermos que também nós já erramos, que também nós não podemos atirar a primeira pedra.

E porque não perdoar acreditando, já que a esperança nunca morre quando se gosta?

4 comentários:

energica disse...

Algumas notas sobre Alquimia.

Nota: Se procura pelo personagem da Marvel Comics, consulte Alquimia (Marvel Comics).

Misteriosos símbolos alquímicos na tumba de Nicholas Flamel na Igreja dos Santos Inocentes em ParisAlquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem três objetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida, uma panacéia universal, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida eterna àqueles que o ingerissem. Ambos estes objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mítica que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, o terceiro objetivo era criar vida humana artificial, o homunculus. É reconhecido que, apesar de não ter carácter científico, a alquimia foi uma fase importante na qual se desenvolveram muitos dos procedimentos e conhecimentos que mais tarde foram utilizados pela química.

Alguns estudiosos da alquimia admitem que o Elixir da Longa Vida e a pedra filosofal são temas simbólicos, que provêm de práticas de purificação espiritual, e dessa forma, não poderiam ser considerados substâncias reais. Há pesquisadores que identificam o Elixir da Longa Vida como um líquido produzido pelo próprio corpo humano, que teria a propriedade de prolongar indefinidamente a vida daqueles que conseguissem realizar a chamada "Grande Obra", tornando-se assim verdadeiros alquimistas. Existem referências dessa substância desconhecida também na tradição da Yoga.

Anónimo disse...

Pois...perdoar...só algumas pessoas o consegem fazer verdadeiramente...mas olha que há pessoas a quem não adianta nada perdoar, porque os erros aparecem uns atrás dos outros...

AgenteAlves disse...

Caro amigo... perdoar...
Posso dizer-te que adorei este teu texto... porque cai numa altura em que a palavra perdao ganhou para mim um grande significado..
Para mim perdoar é a forma de nos "libertarmos" de algo que nos magoa... é o passar à proxima fase...
O acreditar é uma coisa que se ganha com o tempo, assim como uma boa amizade... depois de perdoar é mais facil acreditar... a seu tempo.. :)

O perdão é uma coisa que julgo nunca negarei a ninguem... acreditar... isso é muito a frente..

Um abraço

Anónimo disse...

E porque não perdoar acreditando, já que a esperança nunca morre quando se gosta?

Para mim esta frase diz tudo.
Perdoar sim... todos nós temos direito ao perdão.
Por muito que nos custe,.. é preciso saber pedir perdão e é preciso saber perdoar também.

" ERRAR é Humano, PERDOAR é Divino."

Gostei... bj