sábado, fevereiro 02, 2008

Regresso ao Futuro

1 – A publicidade de valor é aquela que nos faz pensar. Recentemente um cartaz que enumera uma série de coisas que Amarante perdeu ao longo dos últimos anos despertou-me a atenção, e não apenas pela falta de gosto da expressão “Com este breu sempre a perder”.

2 – De facto, Amarante tem perdido uma série de serviços que sempre consideramos importantes. Mas para lá dessa discussão, que continua pertinente, será que o assunto é capaz de levar os amarantinos a votar de maneira diferente nas próximas eleições?

3 – O modelo de desenvolvimento que tem levado ao encerramento de vários serviços em locais mais periféricos, parece que já foi assimilado pelas pessoas como necessário, ou irreversível. O problema da oposição em Amarante não será antes o de encontrar novas formas de discutir a cidade e o concelho, apresentando um modelo de desenvolvimento para Amarante de acordo com as condicionantes actuais?

4 – Será que continuar a discutir temas já discutidos anteriormente não irá conduzir Amarante para um regresso ao futuro, em que depois de 2009 tudo será igual aos dias de hoje?

5 – Para além da divisão do espaço político á direita do PS, que parece vir a repetir-se para as eleições de 2009, a oposição aparenta também um problema de programação política capaz de discutir Amarante de forma construtiva e ao mesmo tempo chamar a atenção dos eleitores para aspectos que eles entendam relevantes e capazes de fazer alterar o seu sentido de voto.

6 – Como exemplo, tome-se a questão do hospital. A grande maioria terá percebido a posição comprometedora assumida pela Câmara Municipal de Amarante em todo o processo. O hospital é mais um serviço que lentamente vai esvaziando Amarante. Mas será que em 2009, com a construção do novo hospital, o feitiço não se poderá virar contra o feiticeiro?

7 – Do dicionário: “breu s.m. : coisa muito escura”. Mas para quem estarão as coisas mesmo escuras?

 

IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 24 Janeiro 2008

Sem comentários: