segunda-feira, junho 29, 2009

Custo De Oportunidade

1O custo de oportunidade é um termo da economia usado para calcular o custo que temos quando, entre várias hipóteses, escolhemos uma em detrimento da outra. Com aquela hipótese que não escolhemos temos um custo, algo que deixamos de ganhar. Numa primeira análise esse custo traduz-se em dinheiro, mas pode também traduzir-se em termos sociais, psicológicos ou culturais, entre muitas outras coisas.

2Decidimos não fazer o TGV. Decidimos não fazer mais auto-estradas. Decidimos não comprar o carro com que sempre sonhamos. Decidimos não deixar de estudar. Ou pelo contrário, decidimos fazer o TGV. Decidimos fazer mais auto-estradas. Decidimos comprar o carro com que sempre sonhamos. Decidimos continuar a estudar. Quanto nos pode custar não tomar uma destas opções?

3 - O Real Madrid decidiu gastar 94 milhões de euros e comprar Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores de futebol do mundo. Será que o preço foi demasiado alto? Qualquer gestor responderá a essa pergunta de uma única forma: depende! Depende do que o clube fôr capaz de fazer do jogador daqui em diante. Depende do custo que teria o Real Madrid ao não comprar Cristiano Ronaldo, o tal custo de oportunidade.

4O Real Madrid quer fazer render o espectáculo tendo os melhores artistas. Quer conseguir subir receitas de bilheteira, de televisão, de publicidade e de merchadising. Quer afirmar-se como o melhor clube do mundo, aumentar o orgulho dos seus adeptos e combater a afirmação do Barcelona. Para isso decidiu contratar os melhores jogadores, porque sem eles o custo de oportunidade seria muito alto.

5Estando o futebol espanhol tecnicamente falido depois de viver muitos anos acima das suas possibilidades, como é possível que ainda haja quem pode gastar tanto dinheiro? Há sempre quem tenha essa possibilidade, tendo como tem o Real Madrid um património imobiliário de grande valor, próprio dos antigos clubes do regime, para além de um presidente milionário até dizer basta, dono de um grupo económico de dimensão galáctica.

6De facto, a dimensão da economia espanhola está quase fora da nossa compreensão. Em Portugal, quando encontramos uma empresa com uma facturação de 15 ou 20 milhões de euros já achamos muito bom, enquanto que em Espanha esse valor é visto como insignificante. No inicio da época passada o Futebol Clube do Porto contratou Cristian Rodriguez por 7 milhões de euros, enquanto que agora Cristiano Ronaldo custou 94 milhões de euros ao Real Madrid. Destas duas transferências, qual terá sido a mais cara?

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 18 Junho 2009

Sem comentários: