terça-feira, junho 02, 2009

Ponta Esquerda

1A escolha de Vital Moreira para cabeça de lista nas eleições europeias é um espelho do momento que vive o Partido Socialista, preso entre as suas origens ideológicas e uma base eleitoral capaz de lhe continuar a proporcionar vitórias eleitorais.

2Sendo o PS um partido que tanto gosta de apregoar o seu posicionamento de esquerda, os últimos anos de governação, que fazem com que muita gente acuse José Sócrates de governar à direita, estão agora a levar a que os responsáveis socialistas se preocupem cada vez mais em anunciar medidas sociais, avulsas e apressadas, pretensamente de esquerda.

3 - Essa preocupação de evitar uma maior colagem do Governo PS a politicas de direita é tão evidente, que agora até terá ajudado a escolher Vital Moreira como cabeça de lista. Vital Moreira, que já militou no Partido Comunista, serve aparentemente para transmitir ao eleitorado a idéia de que o PS continua a ser um partido de esquerda.

4Pessoalmente, entendo apenas que o PS se vem transformando ao longo dos últimos anos num simples partido do centro político, dado que quer António Guterres em primeiro lugar, quer José Sócrates por força das circunstâncias do momento em que foi eleito, se limitaram a conduzir o partido no sentido de obter vitórias eleitorais, sem se preocuparem muito com a sua matriz ideológica.

5Por isso, quando hoje vimos Vital Moreira dizer uma coisa e José Sócrates dizer precisamente o contrário, torna-se evidente que a razão da escolha de Vital Moreira para cabeça de lista está antes de tudo o resto relacionada com o seu passado ligado a sectores da esquerda política, os quais tem vindo a pressionar fortemente a actual liderança do PS.

6E se é indesmentivel que Vital Moreira é uma pessoa com capacidade já demonstrada, torna-se penoso assistir ao seu comportamento em acções de campanha ou debates televisivos, onde demonstra uma falta de preparação gritante. Ora pegando e mostrando para as câmaras de televisão o livro que ele próprio escreveu e cujo título é o mesmo do slogan de campanha do PS, ora fazendo de conta que não sabe que entre 1995 e 2009 passaram 14 anos e em 11 deles foi o PS que esteve no Governo.

7Assim, por muitas responsabilidades que haja a dividir, é o PS o principal responsável pela situação em que se encontra Portugal. E fica intelectualmente mal a Vital Moreira esquecer este facto, procurando fazer crer que os problemas do país são todos culpa do PSD e da crise internacional. Assim como poderá correr mal ao PS este ressuscitar de figuras e discursos de esquerda, quando a base das suas vitórias tem estado no centro politico. A maioria absoluta está cada vez mais longe.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 30 Abril 2009

Sem comentários: