domingo, agosto 23, 2009

Défice Democrático

1Muitas vezes só nos apercebemos da realidade quando a vivemos mais de perto, na primeira pessoa. Não raras vezes ouvimos falar em “défice democrático”. Trata-se de um conceito abrangente e que pode resultar de muitas coisas, mas que em princípio significa que em determinado momento as regras básicas da democracia não estão a ser cumpridas.

2Obviamente, o principal responsável é sempre o poder instalado. Mas todos temos responsabilidades na defesa da democracia, quando sentimos que ela não está a ser respeitada. Quando sentimos que as pessoas têm receio em expressar a sua opinião devemos levantar a nossa voz, de acordo com as nossas possibilidades.

3Em alturas eleitorais como a que estamos a atravessar, os constrangimentos democráticos tornam-se mais evidentes. Há os actuais presidentes de junta, novamente candidatos a mais um mandato, que ao saberem de alguém da sua freguesia que se prepara para integrar uma lista opositora, não hesitam em pegar no telefone e fazer ameaças mais ou menos indiscretas, apenas porque alguém, de forma democrática e exercendo o seu direito ao espírito crítico, decide assumir uma posição oposta.

4Tornam-se públicas ofertas a membros dos órgãos sociais de associações culturais, sociais ou desportivas. Promete-se que em troca da presença em determinada lista a associação irá beneficiar de atenção necessária para ver concretizados alguns desejos, coisas básicas para o seu funcionamento, e que tendo em conta a importância que o movimento associativo tem em Amarante, deveriam estar asseguradas independentemente da posição política de alguns dos membros dos seus corpos sociais.

5Cobram-se favores, quando as pessoas que beneficiaram de um trabalho, de um estágio, de uma formação, de uma ocupação, o fizeram por direito próprio ao acesso aos serviços públicos proporcionados pela gestão autárquica de uma freguesia ou de um concelho. No fim, sente-se um medo democrático a pairar sobre as pessoas e sobre as instituições. Como resultado, muitos preferem não dar a cara, dizer que sim a todos, com medo de serem prejudicados por assumirem as suas ideias.

6Depois há ainda aqueles que assumem sem qualquer pudor as suas opções, mas da forma mais anti-democrática possível. Recentemente avistei um cartaz de promoção de uma festa popular organizada por um rancho folclórico do nosso concelho. No cartaz está uma fotografia do rancho com várias outras pessoas, entre as quais os candidatos do PS Armindo Abreu e Celso Freitas. Mais folclore e mais subserviência era impossível.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 13 Agosto 2009

Sem comentários: