segunda-feira, agosto 22, 2005

22/08/1975

Hoje faço anos!


Há alturas em que pensamos em muita coisa quando fazemos anos. Curiosamente, hoje tive que vir para aqui escrever para conseguir pensar em alguma coisa.

22/08/1975 já foi há algum tempo...mas até agora valeu a pena!

O meu tio Fernando quase tinha um acidente no dia em que me foi buscar ao Hospital de São João depois de eu ter nascido! Por isso, a minha vida começou atribulada. Mas acalmou...e começou a valer a pena!

Valeu a pena ter nascido em Paranhos, ter nascido portista e tripeiro. Valeu a pena pelos excelentes padrinhos que tenho! Pelo infantário onde comecei a crescer e que ainda hoje se conserva na minha memória.

Valeu a pena por ter vindo para Amarante, pelos amigos da Escola Primária da Torre, pelas pessoas de Olo que me ajudaram a crescer nos bons e nos maus momentos. Gente como o Rui Leite, o Pedro, o António, a Angelina, a Mariazinha, a familia do Sr. Domingos, o Luis da Fernandinha, a Dores, o Vitinha, a Manuela, o Adrião, o Nelson, o Carlos Moura, a Silvia, o Nelo, o Cardoso e o Zé Cândido, o Sidónio, a Sónia, o Chiquinho...momentos como as tardes de bicicleta junto á igreja, os passeios pela serra, as festas, as noites passadas junto ao rio, as idas para a escola, os jogos de futebol pela TV vistos no café do Sr. Isidro...

Valeu a pena pelo liceu e pelos grandes amigos que sempre surgem na escola: nunca poderei esquecer a Sandra Lopes, a Maria João, o Humberto, a Rosa Celeste, o Agostinho, o Paulo Rock, o Filipe Santos, o Brás e a Adelaide, o Gil, a Helena, o Carlos Manuel, a Goretti, o Victor, a Florbela, a Lúcia, o Luis Miguel, o Sérgio e a Cidália, a Chica, a Jocelina, o Hélder Peixoto, a Sandra Raquel, a Irene, a Natália de Figueiró, o Mendes, a Ana Margarida, a Nina e tantos outros!

Foi no liceu que me aproximei da política pela primeira vez, com a experiência da AE e dos passeios de finalistas. Depois do liceu, surgiu Viana!...

Ainda hoje não consigo deixar Viana! Será sempre uma cidade cheia de grandes recordações para mim! Mais uma vez a maior marca são os amigos: o David Faria de Guimarães, o Paulo de Braga, a Eduarda de Barcelos, a Paula de Guimarães, o Joel de Valadares, o Pedro de Ponte de Lima, o Lívio de Chaves, o Jorge de Guimarães, o Nuno de Fafe, a minha prima Emilia, o Fernando e a Judite de Arcos de Valdevez, a Carla da Régua, a Elisabete e o Firmino de Amarante, a incansável Dona Antónia e tanta gente mais!

Saltando em frente chegou o Totta! Mais uma das grandes etapas, marcada também por amigos e colegas de trabalho. O sr. Victor, o Pinto, o Jorge Nunes, o Rogério e a drª Rolanda foram os primeiros colegas de trabalho. Apareceram depois o Jorge Mendes, o Rui Nogueira, o sr. Américo e o Joaquim Santos, a Sara Sampaio, o Miranda e agora o Jorge Cunha Pinto, o Zeferino e a Cristina. O Totta continua a valer a pena!

Claro que em todos os momentos esteve sempre a familia! Falar dela é um lugar comum, mas era injusto não falar na dona Graça e no Sr. Marinho, era injusto não relembrar as férias grandes passadas em Codeçoso, os almoços cheios de carinho em casa da avó Marquinhas, os tempos passados em casa dos tios, as brincadeiras com os primos, as sempre grandes festas de familia...

E porque a vida depende muito dos amigos que temos não posso deixar de destacar os nomes da Sónia e do Chiquinho! Eles matavam-me se não o fizesse! São duas pessoas com quem me entendo apenas pelo olhar, duas pessoas de quem guardo muitas histórias e muitas coisas partilhadas!

Onde também se arranjam muitas histórias para partilhar é na noite! Lembro-me imediatamente do Emanuel e do André, dois empregados do Conde que me acompanharam em noites sem conta e cheias de divertimento. Lembro-me logo do Feliciano, o barman mais amigo que conheço! Lembro-me de amigos como o Eduardo, o Joel, o Subtil, a Sandra Braga e a irmã Ana! Lembro-me de sitios como a Dona Loba, o Fim de Século, o Amadeo, o Excalibur e o House River, o Mai-Tai, o Spark, o Versus, o Via Rápida...e de Guimarães...a cidade de eleição da Sónia, companheira de sempre nestas andanças.

E se hoje pareço estar para me lembrar de pessoas amigas que conheci, não podia esquecer as que encontrei no futebol. Jogar futebol trouxe-me muitos amigos e muitos bons momentos! Graças a ter ajudado para que em Ôlo existisse uma equipa de futebol, ganhei amigos como o Filipe Flores, o Luis 29, o Azevedo e o Diamantino. Na Lomba conheci o Estefânio, o João Lima, o Huguinho, o Coelho, o Júlio...em Moure tive o prazer de estar junto de pessoas que adoram a sua terra: é impossível esquecer o Presidente Fernandino, o Válter, o Casinhas, o Hugo, o Tó Costa, o Nelson e o Paulo Jorge, o Humberto, o Espanhol, o Lando e o Marine! Há claro companheiros de sempre como o Chico, o Rui, o Henrique, o Zé Afonso, o Gates, o Filipe Azevedo, o Rui Pedro, o Mendes e o Luis do Barracão. Jogar em equipa é muito mais para além daqueles 90 minutos!



Bem, isto já vai longo...podia ainda falar da politica, dos "espaços escondidos" que tenho como qualquer outra pessoa, podia ainda referir muitos outros amigos que não referi atrás...mas recordar tantas coisas é sempre dificil! Para o ano cá estarei para o fazer!


A vida vale a pena! 22/08/1975 valeu a pena!

9 comentários:

Anónimo disse...

Parabens!
Parabens!
Parabens!

Grande texto...mas ainda faltam ai algumas pessoas, não??lolol!

Um abraço e muita feliciades!

Anónimo disse...

È um gosto ler o que aqui escreveste! Quanto a mim, acho que faço parte dos teus "espaços escondidos" que ainda vais preencher! Mas não faz mal, eu sei que alguns desses espaços estão bem "cheios"! Muitos beijos e parabéns!

_aTucse_ disse...

Bem...Sendo assim..maisu ma invasão...
PARABÉNS :)
e brigada por m pores à vontade :)
hehe..

bejinhuh e...é só mais um :)

Anónimo disse...

oi! gostei de ler... de ver o apreço q tens pelas pessoas q te ajudaram a ser quem es!!! gostava tb de um dia poder ler o meu nome nas tuas recordaçoes, depende de nos... continua em pe o convite meu e da graça para vires até a cidade mais fria... mais uma vez parabens!!! gina

Anónimo disse...

Hello! Estava a ver que tinha que te matar no fds:) mas afinal n te esquecest-te de mim:) Beijos.... muito beijos.... desta tua amiga Sónia....

Anónimo disse...

Parabens!

_aTucse_ disse...

Desde Já obrigada Pelo comentário...
Eu sei que não podes fazer muitos ocmentários em relação aquele post, afinal andas em todos os cartazes pela cidade ;) pois é, á bem pouco tempo descobri quem és :)
Mesmo assim comentarei o teu blog sempre :)
Também não sabes quem sou...mas com o tempo descobrirás... lol...
Obrigada :) bejinhos...

A DUPLA IDEAL disse...

Parabéns atrasados, desculpa lá menaço...Abraço e um bjinho da rita

Anónimo disse...

nessa prosa toda nao vi o meu nome!!!! lol
beijo priiiiiimo!!!!! :)