domingo, janeiro 15, 2006

Cavaco Silva

No passado dia 12 o Professor Cavaco Silva passou por Amarante, rumo ao Palácio de Belém.

Durante os minutos em que estive misturado na confusão de gente que apareceu para ver Cavaco, recordei-me de uma noite quente de 1987, em que os meus pais me arrancaram de casa para vir para as ruas de Amarante, festejar a primeira maioria absoluta do PSD.

Noite inesquecível! Na altura era demasiado novo para perceber política, mas a alegria das pessoas, a cara de esperança que todos traziam, nunca me saiu da memória! Inesquecível as buzinas, os gritos de alegria, os abraços, as bandeiras, a romaria para a antiga sede do PSD de Amarante! A atmosfera era contagiante, mais parecia a comemoração de uma qualquer grande vitória desportiva.

Só nos anos seguintes consegui perceber o porquê de toda a esperança que Cavaco incutia às pessoas. Hoje já é dificil lembrar o Portugal de 1985, sem auto-estradas, com muito pouco ensino superior, sem televisão privada, o Portugal do tempo em que ir visitar o Porto ou Lisboa era uma verdadeira aventura.

Cavaco fez, de 1985 a 1995, um novo Portugal. A reforma fiscal, a privatização das empresas públicas, a alteração da lei laboral, a legislação agrária, a comunicação social e a gestão hospitalar, o sistema salarial da função pública, o sistema educativo, a revisão constitucional iniciada em 1987, o clima de optimismo económico, a concertação social, a participação activa na construção europeia, foram algumas das matérias que ajudaram a transformar o país.

Muitos dizem que se não fossem os subsidios europeus, Cavaco nunca tinha conseguido ter tanto sucesso. Considero essa idéia uma visão redutora das coisas. Portugal estava tão atrasado que, como disse atrás, nem conseguimos imaginar. Precisava dos fundos europeus em 1985 como ainda hoje precisa do Fundo de Coesão.

O mérito de Anibal Cavaco Silva está em ter mobilizado os portugueses! Está em ter traçado um rumo para o país, de progresso e desenvolvimento, de esperança! Um rumo que nos fez crescer, que mudou a face de Portugal, que nos trouxe a todos mais e melhor qualidade de vida!

Não é por acaso que o Professor é considerado o melhor primeiro-ministro que já tivemos. Com ele, e apesar de todas as dificuldades de comunicação que lhe apontam, sabiamos para onde iamos, sabiamos o que era importante, sabiamos o que procurava Portugal.

Cavaco Silva não foi perfeito e terá acabado até por ser vitima do seu próprio sucesso. Mas em 1995 legou em António Guterres um pais diferente, mais preparado e mais capaz. E o que sentimos hoje? Sentimos necessidade de "mais" Cavaco Silva... "Atrás de mim virá quem de mim bom fará!"

Também em 1995 teve a coragem de se candidatar a Presidente da República quando era para ele muito dificil. Foi uma atitude que demonstrou o seu sentido de responsabilidade e espirito de missão.

Em 1995 os portugueses cometeram uma grande injustiça. Cavaco devia ter ganho na altura.

Tudo indica que desta vez isso vai acontecer. Cavaco merece. Portugal merece! Todos esperamos dele a competência, o trabalho e o empenho que sempre demonstrou.

A boa moeda está de volta. Viva os politicos competentes!

5 comentários:

_aTucse_ disse...

...

Beijinhuh ;)

Anónimo disse...

"Viva os politicos competentes!"

Que bela forma de acabar o post...muito incisiva...ainda estou para ver isso da boa moeda...

mas também acho que Cavaco deu muito a Portugal e qui uma injustiça não ser PR mais cedo

Anónimo disse...

Olá Simão! É claro, que não poderias deixar em branco a passagem de Cavaco Silva pela nossa cidade...foi surpreendente a adesão dos amarantinos.
E hoje sim, dia 22 de janeiro, temos o resultado...não só dos amarantinos mas dos Portugueses...
Os Portugueses querem que Cavaco Silva mostre a sua competência.... mais uma vez.
Viva Portugal!!

Anónimo disse...

aleluia que ganhamos, Cavaco é um exemplo a seguir. abraço

A DUPLA IDEAL disse...

Ganda Cavaco lá ganhou as eleições ficaste todo contente....lol.Força Cavaco!!
Abraço