terça-feira, janeiro 31, 2006

De onde vem tanto pó?

Quando nos deixamos envolver com alguma coisa, é muito comum agirmos por instinto, de forma objectiva, pragmática e determinada.

Tanta determinação pode fazer com que não olhemos á volta para perceber um pouco o que se passa, entender o que os outros andam a fazer e a dizer, entender as razões pelas quais as coisas acontecem.

Entendo que as melhores pessoas são as que não perdem a capacidade de olhar à sua volta, mesmo quando a velocidade dos acontecimentos é vertiginosa. As melhores pessoas são também aquelas que mesmo nas alturas de maiores tempestades, não receiam expressar as suas opções e assumi-las de forma clara.

Disseram-me hoje que as conversas dúbias são perigosas. Não podia estar mais de acordo! Assim como as conversas, também as opções dúbias são perigosas.

Se cada um não tiver coragem de assumir responsabilidades, de assumir opções, de dizer claramente o que pensa, de manter uma linha de pensamento coerente, de revelar capacidade para analisar acontecimentos passados e comportamentos actuais, de perceber quais as opções de futuro que melhor nos servirão, todo o tipo de problemas serão dúbios e caóticos.

E muita gente aproveita-se disso para lançar ainda maior confusão. No meio de tanto pó, em determinado momento é muito dificil saber quem diz verdade.

Por isso prefiro manter-me afastado ao máximo de determinadas situações. Tenho consciência de que nem sempre podemos analisar da melhor forma cada momento, mas esforço-me para que as pessoas percebam as razões que me levam a tomar posição.

Nunca percorri nenhum caminho contra ninguém! E conto não o fazer no futuro. As opções que tomo são baseadas na minha percepção das coisas e não em circunstâncias mais ou menos favoráveis. Na política, como na vida profissional ou na vida pessoal, não faço intervenção para me manter na tona da água. Intervenho de acordo com o que entendo ser o melhor e mais indicado.

E tenho medo do pó! Tolda-nos a visão, desconcentra-nos e deixa-nos maleáveis. Se não o percebermos a tempo, mais tarde é bem capaz de nos aprisionar.

7 comentários:

Anónimo disse...

Oi,
também tenho medo do pó...
o que escreveste acaba por ser algo de assustador... faz-nos pensar que cada vez mais o ser humano é egoista e rema em prol do SEU VENTO nunca olhando em quem vai atingir...
infelizmente isso acontece cada vez mais, e mais grave ainda é o ser humano não se aperceber das consequências de determinadas atitudes! Isso sim assusta-me!
Beijo
Sónia

Anónimo disse...

ganda post!!! adorei, adorei! muti mm!!

alguém anda para ai com as orelhas a arder, mas não faz mal!!!lol!

jpt

A DUPLA IDEAL disse...

Só bocas indirectas...lol...que filosofia de vida men..lol.
Porta-te!!!

Anónimo disse...

oi! visito o teu blog frequentemente, mas a maioria das vezes fico sem palavras, ou porque n percebo, ou porque depois de ler fico sem capacidade para acrescentar alguma coisa!!!deixando de lado o assunto politica(desculpa!)escreves coisas verdadeiramente fantásticas! bjs. gina (guarda)

Anónimo disse...

Ola, encontrei o teu blog por acaso, e gostei bastante voltarei em breve para ver as novidades a politica é que prontos...;-) Parabens continua a escrever assim. Felicidades

Luís Pinto disse...

20 valores Simão...20 valores...

A DUPLA IDEAL disse...

Tão simão quando é que colocas uma nova postagem?as pessoas já começam a ficar saturadas.pah eu sei que tens muito trabalho, mas ve la se arranjas algum tempinho.va abraço da dupla!