sábado, maio 20, 2006

Respirar Fundo


Sabem aquelas alturas, durante o dia, em que respiramos bem fundo? Aqueles breves momentos em que inspiramos e em seguida libertamos o ar dos pulmões, deitando para fora o stress acumulado?

Respirar fundo faz parte do nosso dia-a-dia, como defesa, como reflexão, como uma pequena pausa para pensar. Funciona como um pequeno pôr-do-sol, após o qual estamos novamente prontos para o que der e vier.

Há certas alturas em que precisamos de respirar fundo na vida, muito para além de o fazermos apenas diariamente. Temos necessidade de parar, de ficar uns dias longe de tudo, sem telemóvel, sem a familia, sem os amigos, sem os sitios do costume, sem os colegas e as preocupações do trabalho, sem a preocupação com os trabalhos para a escola, sem nenhum tipo de obrigação, sem ter que fazer aquelas pequenas coisas que preenchem o nosso dia-a-dia, desde vestir fato e gravata de manhã até lavar os dentes ao deitar...

Mas hoje não é fácil conseguir isso. Sempre que estamos quase, mesmo quase, a ter algum tempo para reflectir e respirar fundo, acontece alguma coisa que altera todos os nossos planos. Que nos leva a andar ainda mais depressa, com menos tempo, que nos torna cada vez mais ocupados e activos.

Temos que aprender, por isso, a respirar fundo apenas diariamente. Temos que aprender a decidir rápido, com pouco tempo de ponderação, porque as coisas são sempre para decidir e fazer "ontem"! Temos que conseguir fazer as coisas com sentido, mesmo no meio da imensa confusão do nosso quotidiano.

Curioso como o tempo que temos nunca chega para nada, quase chegando ao ponto de pensarmos que dormir é um desperdício de energia. Curiosa a natuteza humana, que faz com que queiramos sempre mais, mesmo quando já temos o suficiente. Curioso pensar que nos vamos sempre queixar de não ter tempo para nada, nem sequer para respirar.

Neste momento, não tenho muito tempo para respirar. Não tenho muito tempo para reflectir. Não tenho tempo para pensar no que quero fazer amanhã, porque o que me pedem para fazer hoje me parece o caminho certo.

Por isso, talvez opte por fazer uma pequena massagem retemperadora e deixe o respirar fundo para mais tarde...muito mais tarde!...

7 comentários:

Vítor Briga Rei disse...

Grande Simão, muito inspirado como sempre!!
Mais nada de momento, vou ali respirar um bocadinho e já venho!!
Grande Abraço..

Anónimo disse...

E viva a evolução da sociedade!
Mas é verdade, a este ritmo não sei o que nos resta no futuro...
Numa determinada altura da minha vida uma pessoa que prezo bastante disse-me que o dia tinha horas a menos, 24 horas era muito pouco, que precisava de mais horas. Eu começei a pensar, este gajo está louco!?! Mas agora... rendo-me a concordar com a opinião dele... infelizmente? talvez...
Acho que exigimos demasiado de nós numa vida que parece ser cada vez mais curta.
Beijo
Sónia

Anónimo disse...

Nem mais caro amigo!
Acho que nos habituamos a um estilo de vida cheio de actividade em que cada um de nós somos requisitados a toda a hora para dar a nossa prestação, seja em casa com familia, na escola e no trabalho com os colegas, no grupo de amigos etc.
Acho que o problema de não termos tempo pra "respirar fundo" se deve ao facto de estarmos tão habituados a este estilo de vida e não queremos "pausar" por momentos a nossa partcipação em todos os grupos em que interagimos.
No entanto acho que é importante conseguirmos dosear as coisas e por vezes (nem que seja raramente)devemos para pra "respirar fundo".
Eu, acho que tal como tu, ainda não ganhei essa capacidade de dosear o meu tempo;)

Um grande Abraço e parabens pelo excelente blog

Luís Pinto disse...

É verdade, temos sempre que respirar mais tarde, quando mais nada há para fazer, porque hoje é-nos mais exigido o cumprimento de tarefas e o rsolver dos problemas do que o tempo para respirar..."Mas também, respirar de nada serve, deixa de ser produtivo, porque só nos rouba tempo..." infelizmente é cada vez mais assim e não parece que se encaminhe para ser de outra maneira qualquer...
Excelente texto Simão...
Abraço.

Anónimo disse...

oi! ainda bem que vais lembrando o pessoal para visitar o teu blog, afinal eu ja confessei que sou uma fã!!!!! o ultimo tema, nao menos interessante que os outros. Por vezes tb me refugio nesse pequeno acto que parece tao insignificante, mas "que funciona como um pequeno pôr-do-sol,após o qual estamos novamente prontos para o que der e vier".... nunca te esquecas de respirar....fundo!!! um beijinho. gina (guarda)

A DUPLA IDEAL disse...

limitamo-nos a viver o dia-a-dia, a nossa rotina diária...nos tempos em que estamos não podemos pensar em mais nada senão em trabalhar para podermos sobreviver, mas para isso devemos ter muita saúde é o essencial..men precisas de umas férias!

_aTucse_ disse...

humm...
é dificil escrever-te... ach oque disses-te tudo! e vejo que acima de tudo agora me ocmpreendes quando faço aqueles desabafos que muita gente não ocmpreende e só me dá na cabeça, hoje em dia é tão, mas tão dificil termos um tempinho de sussego para nós, é por isso que sinto muita mas muita falta do mar, o mar consegue transmitir-nos a tranquilidade que precisamos!!

hoje sim, compreendo por me ocmpreenderes! é difil eu estar a dizer-te isto, vist oque pela idade que tens saberás muito mais da vida que eu, sou uma "ovelhinha" no meio do praod sem saber por onde me guiar, ainda estou muito imatura, ainda não sei nada da vida... ainda vivo debaixo das saias da mama, ainda dependo da mama para tudo!!

és independente e por isso, procura o descanso... procura o sitio que te acalme, nem que seja lá no alto do marão, porque tenho a certeza que lá de cima também se pode respirar um bocadinho!!

Bem desculpa por estas palavras, mas na verdade às vezes é preciso respirar bem fundo, nem que seja uma vez por dia! =]

Procura um cantinho e recolhe-te, vive, pensa... ;]

Beijinho ***