terça-feira, maio 08, 2007

A Verdade Da Mentira

Há pouco tempo, em conversa com alguém a quem contava algumas coisas em jeito de desabafo e me queixava de me terem mentido, a pessoa que conversava comigo respondeu: "se fosse comigo também te tinha mentido com todos os dentes!". Eu engoli a resposta, não liguei muito, e passados alguns dias, a pessoa com quem tinha desabafado mentia-me descaradamente e faltava á minha confiança.

Confesso que ultimamente estou habituado a que isso aconteça. São fases, acredito que sejam apenas fases. Mas são tantos episódios recentes que acredito mesmo quando dizem que neste mundo anda meio mundo a enganar o outro meio.

Todos dependemos uns dos outros em alguma coisa. Em certas alturas dependemos dos outros em termos afectivos, noutras alturas dependemos dos outros por conveniência, por simples oportunidade. Quando acontece este último caso, aprendi que todos usam e abusam da confiança das pessoas, por vezes até mesmo os melhores amigos e as pessoas que mais gostamos.

Aprendi também que os instintos humanos são mesmo incontroláveis e que por vezes a mentira é a única saida para não perdermos o que mais gostamos, ao mesmo tempo que vamos fazendo por fora coisas de que tanto gostamos. Só que a mentira não compensa para sempre...

Quer dizer, achava eu que não compensa para sempre...porque nesta altura o sentimento é o de que mentir recompensa quem o faz. Por outro lado, se há alguma coisa que dá algum conforto é saber que as relações, sejam elas de amizade, profissionais ou afectivas, não duram muito tempo quando baseadas em mentiras ditas ainda antes do primeiro dia.

Também me conforta saber, e agora com algum humor, que a maioria das pessoas que lê este post (para não dizer a totalidade, uma vez que podia estar a mentir), é capaz de se relacionar com os outros com base na sinceridade, honestidade e frontalidade.

Hoje, se tivesse contado tudo aquilo que sei, teria sido um intrometido. Como resisti a ser intrometido, tive que engolir em seco, esquecer a sinceridade que tanto gosto, e calar-me, ficando com a verdade guardada para mim, sem poder ser frontal e honesto. Porque há pessoas que afinal nos conhecem mal e nunca vão ouvir o que lhe dizemos.

Paciência...vão continuar a viver a sua Verdade Da Mentira, enquanto não entenderem que o caminho pode ser outro.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito pertinente este post...
Sempre fui frontal e sincero (ou tentei ser...) e pouco ou muito pouco tenho ganhado com isso.
As mentiras piedosas toda a gente as conta, mas até essas eu evito.
Mais uma vez digo que pouco ou muito pouco tenho ganhado em dizer a verdade (a crua e fria verdade), as pessoas preferem a doce mentira. (Infelizmente!)
Talvez exagere (ou exagerava) em ter de contar tudo (ou quase tudo), mas ser verdadeiro é contar tudo... Que posso eu fazer se cresci com essa definição e com esses valores?
Definição correcta ou não, fui mudando (aprendendo com os erros) e já vou conseguindo aguentar a verdade dentro de mim (às vezes...).
A verdade magoa (eu sei, eu também já sofri muitas vezes com a simples verdade), mas prefiro a verdade do que ser enganado com a mentira. Afinal de contas, ao viver na base da mentira, só torna a minha vida uma mentira também... E para mentira prefiro o sonho.

Sonia Seixas disse...

A mentira... grande tema
Mas é um facto, cada vez mais as pessoas mentem para atingir os objectivos pretendidos, os valores esse passam ao lado nesta sociedade cada vez mais egoista.

Eu não sou a favor da mentira, aliás não faz parte da minha maneira de ser, não consigo mentir só para atingir um fim, faz parte dos meus valores viver com a verdade e sinceridade

Admito que por vezes posso omitir determinadas coisas... mas isso é simplesmente factor de protecção

A confiança está baseada na sinceridade, logo a mentira não existe no meu dicionário, muito menos tem espaço na minha vida...

Um grande beijo
Sónia

Anónimo disse...

Olá Simão!
Leio sempre os "teus desabafos" mas desta vez tinha que te dizer alguma coisa.
"mentira" palavra terrível, já ambos fomos vitímas... sabes do que tou a falar.Acredito que cada vez mais a sinceridade seja posta em causa, mas acredita que a nossa verdade foi, é e será sempre o reflexo da honestidade, sinceridade e amizade.
Aprendi a ouvir calada a mentira e deixar os outros pensarem que acredito.
Sejamos sempre nós, sinceros e honestos.
Beijos

Nux@ disse...

Pedro continua a ser assim porque se existe "alma gemea" apesar da distância tu serás sempre uma das minhas...

Beijocas e ADORO_TE

Anónimo disse...

"Mentir é feio", acho que foi uma frase que sempre ouvi...

Discordo quando dizes que dependemos dos outros, eu acho que cada vez mais dependemos de nós. Não estamos sozinhos no mundo, mas vivemos numa selva, onde há cada vez mais animais ferozes. O lema é comer ou ser comido... Acho que isto explica o comportamento das pessoas.

"A verdade apanha-se com enganos..." é o tema duma música da Naifa.
Quem tem um blog destes, deve conhecer A Naifa!

Bjs
Eunice Costa