sexta-feira, julho 13, 2007

Ausência

Um amigo disse-me um dia que o blog era um sitio que nos servia de apoio para desabafar aquilo que ninguém nos ouve dizer.

Não tenho tinho necessidade de escrever no blog, mas tenho-me sentido sozinho, sem ninguém para me ouvir. Por mais que fale, parece que não há quem compreenda o que sinto.

A palavra "Ausência" do título deste post é uma homenagem...uma homenagem a uma pessoa que me mostrou uma forma diferente de ver as coisas, sem que ela mesmo tenha dado por isso. Digo muitas vezes que nunca sabemos o nosso caminho porque ele é feito a andar. Vamos em frente sem saber para onde vamos, umas vezes a viagem acaba bem...esta que acabei de fazer acabou muito mal.

Sinto agora a ausência de um simples beijo pela manhã, de um simples boa noite...sinto falta daquela pessoa que me prendeu junto à foz do rio Douro, que me prendeu com um sorriso, com a alegria própria de quem não tem medo da vida, que me prendeu pelo carinho que transmitia em cada gesto, em cada beijo, em cada olhar, em cada frase.

Sinto a ausência da distância que era capaz de percorrer por um simples beijo, por um simples pedaço de companhia passado no alto de uma grande paisagem...sinto a falta da força que me dava o simples facto de saber que estava do outro lado uma pessoa com quem podia contar para me divertir, para me esquecer dos problemas diários.

Mas por outro lado, também sinto a ausência da pessoa que eu gostava. Aquela pessoa que agora vejo não pode ser a mesma pessoa que me fez mudar tanto de hábitos e de prazeres. A dureza das palavras contrasta com a palavra certa no momento certo de outrora, os actos descomplexados contrastam com a timidez anterior que a tornavam digna de confiança e de sacrificio. E que a tornavam uma pessoa tão bonita por dentro.

Não sei como alguém é capaz de mudar tanto em tão pouco tempo.

"FIQUEI LOUCO, FIQUEI TONTO
MEUS BEIJOS FORAM SEM CONTO
APERTEI-TE CONTRA MIM,
ENLACEI-TE NOS MEUS BRAÇOS
EMBRIAGUEI-ME DE ABRAÇOS
FIQUEI LOUCO E FOI ASSIM.
DA-ME BEIJOS,
DA-ME TANTOS QUE ENLEADO EM TEUS ENCANTOS
PRESO NOS ABRAÇOS TEUS
NÃO SINTA A PRÓPRIA VIDA,
AVE PERDIDA
NO AZUL AMOR DOS TEUS CÉUS.
(shakira)
Ainda bem que tropecei por ti! Ainda bem que te encontrei! Quando julgamos ter todas as respostas, a vida muda-nos as perguntas!"

Entre aspas está um texto que publiquei neste blog em 23 de Janeiro de 2006. Ainda antes da madrugada junto à foz...já antes desse dia a vida me tinha mudado as perguntas por tua causa. Hoje, este post já com mais de um ano continua bem vivo, porque em cada coisa que dizes penso em novas perguntas que me façam perceber como foi possível chegar a este ponto.

A um ponto em que tudo é tão diferente...a um ponto em que sinto que a pessoa do dia 11 de Fevereiro de 2006 não existe mais... A mudança foi para bem pior. Mas se calhar as pessoas só se revelam quando podem fazer tudo o que querem por elas próprias, não dependendo de ninguém.

Continuo o mesmo, com vontade de desistir mas com medo de o fazer...mas continuo o mesmo, disposto a tudo, menos a magoar-me mais uma vez.

10 comentários:

Anónimo disse...

...um texto que sem duvida traduz uma realidade vivida por muita gente...porque infelizmente o ser humano tem essa capacidae de fazer sofrer os outros...muitas vezes d forma quase inconsciente como quando um animal selvagem,que age e ataca por instinto...ferindo os outros animais...a vida e ixo mm...tristezas..alegrias..fracassos...sucessos..e muitas das vezes..AUSENCIA..
Tania Teixeira :)

Anónimo disse...

Este é o meu texto em resposta à palavra AUSÊNCIA...

"Não sei ser triste a valer" mas há momentos que me fazem sofrer, sei que foi por culpa minha, da minha falta de coerência ou de bom senso mas quando se erra mais cedo ou mais tarde, de uma ou de outra forma se paga por isso...estou a prestar contas de uma forma dura que me magoa muito, perder o mais importante que tinha. Mas talvez fosse o que merecia por me deixar levar, por me deixar errar e não ter coragem de admiti-lo antes, de levar o sofrimento quase sozinha ate não aguentar mais, esconder ate não aguentar mais algo que me destruía aos poucos e ao qual não reagia, estava perdida sem saber como agir!
Por muito mal que tenhamos que enfrentar, muita angustia por perder o carinho, a admiração ou respeito de alguém...a verdade é sempre a melhor solução, é preciso é ter coragem....
Depois de errar só posso pedir desculpa e uma oportunidade á vida, a mim e a TI; porque infelizmente os erros são uma forma de agir e é com eles que se aprende... eu desta vez aprendi e estou arrependida só gostavam de poder mostrar isso.... O que mais quero é ter-te como tive, mas como a culpa foi minha odeio -me e percebo que tenho que pagar por tudo...

ADORO-TE E COMPREENDO-TE


Sílvia Ferreira (Gatão)

Nux@ disse...

Como sempre muito lindo e sentido o que escreves, tive pena de não ter lido isto mais cedo, mas se precisares de mim mesmo longe estas sempre aqui no meu coração.

Vou ao Porto ver o Red Bull no dia 1 de Setembro se quiseres liga-me para nos vermos...

Beijocas e Adoro-te sabes disso...

Anónimo disse...

AUSÊNCIA: Faz sofrer mas leva-nos muitas vezes a refectir sobre o nosso mundo e o mundo dos outros...ajuda-nos a crescer...

Parabéns atrasados!
Não tive férias na época alta e n tenho tempo para nada mas estarei por aí em Outubro.Beijinhos!

GC

Rui Pereira disse...

Eu ja' te tinha visto do Hi5 xD

ahh e' uma caixinha do imeem :D

_aTucse_ disse...

Olá Simão...
Espero que esteja tudo bem contigo!
Já há muito tempo que não visitava o teu cantinho, e hoje que visito, deparo-me com este texto...

esta Ausência em ti próprio...
De uma coisa estou certa, e se não me perceberes, um dias irás reflectir sobre o que te digo.
Não sou nada nem ninguém para dar lições de moral a quem quer que seja, muito menos a pessoas mais velhas que eu...
Mas ao longo da minha vida aprendi, que a palavra ausência, nao é um sentimento no qual estamos sozinhos, há sempre alguém do nosso lado, sempre...
Outra coisa que aprendi, é que tudo nesta vida, tem uma razão de o ser, de o sentir, de existir, por vezes não damos conta daquilo que acontece à nossa volta, mas mais cedo ou mais tarde a gente abre os olhos, e acredita do que fez, e vai dizer...

a vida, a nossa vida é feita de porquês que não te sei responder, e nem sequer te sei dizer o porque de eles existirem!!!....

de uma coisa estou certa, tudo se paga neste mundo... e por mundo que nos custe, que te custe, ninguém mas ninguém, merece, as palavras de ninguém, o sorriso de ninguém, muito menos as lágrimas de ninguém...

Faz bem, chorar... alivia a alma... mas sempre com um sorriso nos lábios, porque é muito bom, podermos olhar-nos no espelho e vermos que o nosso sorriso se não vale para mais ninguém, para nós vale, e vale "muito mais que mil e vinte e sete palavras




va... juizo ;)
Beijinhooo******

Rui Pereira disse...

esclarecido ? :S

Rui Pereira disse...

Ultrapassar a ause^ncia torna-nos mais fortes .

JoAnInHa disse...

pois é...belo blog e belo post este!!!
A ausencia é uma ds coisas k mais nos mete em baixo, a auseencia d kem amamos principalmente!
Mas nk desistas de viver...de akreditar...de lutr...ao longo da vida tudo e todos podem mudar...temos k estar preparados para essas mudanças nao e??

Beijokas ,força e sp k pexixarex k alguem te oiça...avisa keu oiço =D

_aTucse_ disse...

"As coisas vulgares que há na vida
Não deixam saudades
Só as lembranças que doem
Ou fazem sorrir

Há gente que fica na história
da história da gente
e outras de quem nem o nome
lembramos ouvir

São emoções que dão vida
à saudade que trago
Aquelas que tive contigo
e acabei por perder

Há dias que marcam a alma
e a vida da gente
e aquele em que tu me deixaste
não posso esquecer

A chuva molhava-me o rosto
Gelado e cansado
As ruas que a cidade tinha
Já eu percorrera

Ai... meu choro de moça perdida
gritava à cidade
que o fogo do amor sob chuva
há instantes morrera

A chuva ouviu e calou
meu segredo à cidade
E eis que ela bate no vidro
Trazendo a saudade."

Mariza - Chuva


Acho que se identifica com este post (:
Beijoca (;