terça-feira, março 04, 2008

O Medo Dos Corajosos

1 – Os timorenses não tem medo. Desde o processo de independência, se percebeu que um grupo de timorenses nunca virou a cara á luta durante largos anos. Mas o reconhecimento, na política e na vida, é fugaz.

2 – A tentativa de golpe de estado em Timor é um marco na sua curta existência democrática, executado por um conjunto de pessoas sem memória histórica, sem gratidão e sem medo. A falta de medo junto com a falta de bom senso e cultura democrática é fatal e pode pôr em causa muitas conquistas.

3 – Em Portugal, o desemprego atingiu os níveis mais altos dos últimos 20 anos. O Governo dirá que está a cumprir a promessa de criar 150.000 empregos nesta legislatura, mas o que é facto é que isso não se traduz em criação liquida de postos de trabalho. Logo, quando o Governo afirma que tem cumprido a sua promessa, será bom perguntar porque razão o desemprego aumenta em vez de diminuir.

4 – Paralelamente, dá-se uma melhoria dos indicadores de crescimento económico, o qual não se reflecte em mais postos de trabalho. Se há crescimento com menos postos de trabalho, os portugueses estão mais produtivos. Mas mais produtividade exige politicas económicas capazes de gerar mais empresas, mais iniciativa, mais emprego.

5 – Na semana passada, a CMA e as juntas de freguesia assinaram protocolos para transferência de verbas necessárias á realização de pequenas obras em cada freguesia. Para que conste, em tempos não muito distantes, e sem se saber qual o critério, certas freguesias tinham que passar um ano inteiro sem direito a um único protocolo. Foi já durante este mandato, e por iniciativa e imposição do PSD, que ficou estabelecido que todas as freguesias devem ter acesso a esta fonte de receita.

6 – A coragem para escrever, para falar ou intervir, não deve ficar por casa. Coragem em demasia é um defeito que nos leva a fazer coisas absurdas. Mas falar para dentro, denunciar em circulo fechado, com medo em demasia, não é a atitude correcta para quem se afirma como interveniente na vida política.

 

IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 21 Fevereiro 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

A coragem morre muitas vezes solteira!