domingo, março 30, 2008

Os Polícias Do Mundo

1 – Passarram 5 anos sobre a Cimeira das Lajes, ponto de partida simbólico da guerra no Iraque e um marco para muita gente que vê nessa guerra a causa de todos os males e problemas mundiais.

2 – A realização da Cimeira das Lajes nunca teve significado suficiente no nosso país para provocar alterações de fundo no panoramo político, para servir de argumento decisivo em campanhas eleitorais ou para animar a discussão partidária. Em Portugal existem outros problemas mais importantes aos olhos das pessoas.

3 – No entanto, algumas personalidades portuguesas ainda não esqueceram a Cimeira das Lajes, como é o caso de Mário Soares. Se é fácil entender o simbolismo da Cimeira, já não é assim tão fácil entender que se fale dela como se tivesse sido o único ponto de partida para a guerra no Iraque, como se todos os desenvolvimentos anteriores à Cimeira não tivessem significado nada.

4 – Por coincidência de datas, 5 anos depois do início da guerra, os EUA encontram-se em pleno processo eleitoral. A disputa entre Barack Obama e Hillary Clinton tem ocupado grande parte da informação que nos vai chegando. A popularidade dos candidatos Democratas na imprensa portuguesa quase nos faz esquecer que do outro lado vai estar o candidato Republicano, com todas as hipóteses de vir a ser eleito Presidente.

5 – O processo eleitoral nos EUA é muito longo, pelo que muita coisa pode mudar. E se não há dúvida que o tema da guerra no Iraque vai ser fundamental para o desfecho das eleições, já não é nada claro que os americanos penalizem os Republicanos por isso.

6 – Aparentemente, muitas personalidades de esquerda na Europa esperam por uma derrota dos Republicanos. Mas poderá suceder exactamente o contrário e teremos como Presidente dos EUA alguém que não sendo tão obstinado como Bush, partilha daquela presunçosa idéia americana de que são eles os polícias do Mundo.

7 – E será que a História não lhes dá o direito de pensar assim? O que seria da Europa e o que faria a Europa se sofresse na pele um atentado idêntico ao de Setembro de 2001? Com toda a nossa tolerância, seriamos capazes de ser os polícias do Mundo?

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 20 Março 2008

Sem comentários: