domingo, abril 13, 2008

A Ideologia Da Liberdade

1 O debate ideológico está a perder interesse. A sociedade apega-se pouco a idéias e comportamentos formatados, evoluindo no sentido de se transformar numa sociedade individualista e feroz, onde existem cada vez menos simpatias de grupo.

2 – Temos um Governo de esquerda que aplica idéias de direita. Movimentos de cidadãos afastados dos partidos e porque não, afastados de tudo o resto. Hoje vota-se mais nas pessoas, na sua imagem e no seu marketing, do que na ideologia que defendem.

3 – A crescente falta de base ideológica na formação social é o principal problema de Educação em Portugal. Alunos a agredir professores nunca foi vulgar, mas sempre aconteceu. Falta de respeito pelas regras escolares nunca foi vulgar, mas sempre aconteceu. Falta de capacidade de liderança de um professor dentro da sala de aula nunca foi vulgar, mas sempre existiram professores sem essa capacidade.

4 – O desrespeito pela idade dos outros é que não pode ser vulgar. O desrespeito pela autoridade dos outros é que não pode ser vulgar. A falta de autoridade patente na figura da professora do liceu Carolina Michaelis é que não pode ser vulgar.

5 – Colocar toda a discussão sobre política de educação na figura da avaliação dos professores, desvalorizou mais uma vez a profissão aos olhos de todos. Os professores são hoje, de forma injusta, profissionais diminuidos aos olhos dos alunos e do público em geral, quer no que toca á sua capacidade profissional, quer no que toca á sua autoridade.

6 – Pode ser uma visão pessimista das coisas, mas quem convive de perto com a geração de adolescentes de agora, corre o risco de ficar seriamente assustado. Irreverência é saudável em doses controladas, mas hoje em dia confunde-se irreverência com estupidez.

7 – Uma pergunta ingénua: Se a professora do liceu Carolina Michaelis tivesse reagido de outra forma e tivesse tomado uma posição de força perante a aluna, em vez de aparentemente ter tentado sair da sala, não estariamos nesta altura debaixo de um coro de indignação a favor da tão famosa “liberdade de expressão e afirmação dos alunos”?

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 3 Abril 2008

1 comentário:

Anónimo disse...

é bem verdade, a sociedade evolui e isso traz sempre coisas boas.... agarrado a coisas menos boas...
Mas agora, confesso, que assusta pensar que a esta velocidade... onde vamos parar????
Os valores, o respeito, o direito à liberdade da palavra, a sinceridade..... onde param????? perdidos.... e mais grave, como recuperar??? Será possível?

Sónia Seixas