domingo, abril 27, 2008

A Força Do Poder

1Em 2001, o PS venceu as eleições porque o PSD apresentou o nome de José Luis Gaspar muito próximo do acto eleitoral. Em 2005, o PS venceu as eleições porque apareceu uma candidatura populista e alheia á evolução política em Amarante.

2 – O poder do PS, mesmo com maioria absoluta, nunca precisou de uma oposição com atitudes de obstrução para que as pessoas sentissem que era preciso mudar. A mudança não aconteceu em 2001 ou 2005 devido a acontecimentos e decisões pouco comuns, que beneficiaram o PS.

3 – Desta forma, a proposta aprovada recentemente pelos vereadores da oposição, que retira vários poderes delegados ao Presidente de Câmara, não parece consistente em matéria de estratégia. Mas mais grave do que isso, pode surgir aos olhos das pessoas como falta de respeito para com a figura institucional do Presidente de Câmara.

4 – O PS venceu as eleições de 2005. Bem ou mal, tem que governar a CMA até 2009 e ser avaliado nas próximas eleições. Retirar poderes delegados no Presidente de Câmara é contra a nossa tradição democrática. A força das palavras é maior que a força do poder.

5 – Em Dezembro de 2007 a CMA organizou uma série de actividades recreativas na Alameda Teixeira de Pascoaes. Estiveram presentes crianças que estudam nas escolas do perimetro urbano da cidade. Recentemente a CMA proporcionou também a presença numa peça do Teatro Filandorra ás crianças das escolas do perimetro urbano.

6 – Sem pôr em causa a utilidade das iniciativas, ocorrem algumas perguntas. Será que as escolas dos meios rurais foram convidadas para ambas as iniciativas? Será que foram convidadas em tempo útil, com condições para aceitarem o convite? Será que a CMA faz um esforço para evitar discriminar essas crianças? Será que as escolas dos meios rurais, já de si discriminadas por exemplo, na dificuldade em aceder aos serviços da Biblioteca Municipal, não merecem um esforço maior?

7 – A desigualdade sente-se de várias maneiras. Para além das diferenças de poder económico, são enormes as diferenças entre as pessoas no que respeita ao acesso a infraestruturas ou educação. Mas em Amarante será tão dificil combater assimetrias entre as várias escolas? Ainda por cima em coisas tão simples como o acesso a actividades lúdicas, peças de teatro e serviços da biblioteca municipal?

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante de 17 Abril 2008

Sem comentários: