terça-feira, outubro 05, 2010

O Sexo Dos Anjos

1 Não raras vezes, o debate político aproxima-se bastante de um simples debate acerca do sexo dos anjos. E só a muito custo alguns debates sobre assuntos particularmente importantes passam da fase da discussão estéril e inútil para a fase da discussão séria e proveitosa para todos.

2O interminável debate sobre as SCUT é o último exemplo. Neste momento ainda não sabemos como a novela vai acabar, mas pelo menos a posição do PSD nesta matéria já obrigou o Governo a recuar da sua posição inicial, permitindo assim que discussão sobre o tema esteja centrada numa questão essencial: a justiça na cobrança das portagens em Portugal.

3Porque haveríamos de andar a discutir a cobrança de portagens apenas nas SCUT do norte, quando é por demais evidente que a única justiça possível é que todos paguem? E depois de, por força da posição do PSD, ser consensual que todos devem pagar, porque haveríamos de andar a discutir a isenção do pagamento de portagens para determinados concelhos, quando é óbvio que aquilo que faz sentido é uma discriminação positiva e não a isenção no pagamento de portagens?

4 Se calhar, a verdadeira intenção do PS, dentro da sua estratégia permanente de cuidados mediáticos, era não situar o debate na injustiça gritante que foi a decisão de criação das SCUT. Será que faz sentido os habitantes de concelhos como Vila do Conde, Póvoa de Varzim ou Viana do Castelo poderem viajar até ao Porto sem pagar, em estradas de excelente qualidade, quando por exemplo as pessoas de Amarante sempre pagaram portagem?

5Para quem é de Amarante e conhece minimamente zonas como as de Vila do Conde, Póvoa de Varzim ou Viana do Castelo, tem dificuldade em aceitar que esses concelhos possam usufruir de uma vantagem que Amarante não pode alcançar.

6Felizmente, e reconheça-se com grande mérito do PSD, o debate sobre as SCUT deixou de ser o debate sobre o sexo dos anjos e passou a ser um debate a sério. Por causa desse debate, e de acordo com as últimas propostas conhecidas, a discriminação positiva vai ser uma realidade, sendo uma janela de oportunidade para corrigir as muitas injustiças que as SCUT vieram provocar.

7E seja qual for o critério escolhido para que os habitantes de alguns concelhos beneficiem de descontos no pagamento de portagens, é praticamente certo que Amarante vai constar da lista que será alvo da discriminação positiva. Convenhamos que isso não resolverá os problemas de Amarante, mas numa altura em que os agentes políticos locais parecem incapazes de dar um novo impulso ao nosso concelho, ao menos as questões nacionais para nos darem um pequeno proveito.

 

"IM_Pressões de Direita" in Jornal de Amarante

Sem comentários: